Notícias

TCC: Tratamento diretivo pode ajudar pessoas com transtornos emocionais

Categoria:

Texto

0

Saiba como a terapia cognitivo comportamental pode ser utilizada na psicologia clínica para auxiliar os indivíduos com suas questões

Abordagem mais específica, a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) vem sendo, nos últimos anos, cada vez mais utilizada em decorrência do aumento dos casos de ansiedade e depressão. A terapia pode auxiliar os pacientes com transtornos psicológicos, além de ser utilizada para melhorar o desempenho profissional e os relacionamentos.

A psicóloga Renata Pinheiro Linhares tem como abordagem a Terapia Cognitivo Comportamental. Mestranda em Saúde Coletiva pela Unifor. Ela afirmou que a TCC ( https://www.psicologosberrini.com.br/terapia-cognitivo-comportamental/) possui dois princípios básicos: as cognições, que podem modificar as nossas emoções e o modo como nós agimos, e o outro princípio é que o nosso comportamento pode influenciar as nossas emoções e consequentemente os nossos pensamentos.

A definição que o paciente dá sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre os outros foi observada pelo criador dessa terapia. Foi possível, assim, entender o que o paciente estava passando por conta dessas observações. Renata também disse que a TCC pode ser utilizada para todos os públicos e sessões e que as técnicas cognitivas e as terapias comportamentais buscam mudar os padrões de pensamento, que são disfuncionais.

Daniele Militão atua com abordagem sistêmica familiar e é especializada em psicoterapia infantil

Já a psicóloga Daniele Militão tem como abordagem a Terapia Sistêmica Familiar, mas mistura com a Gestalt Terapia (http://www.psicologiaexplica.com.br/o-que-e-gestalt-terapia/na prática e trabalha no Centro Sistêmico de Psicologia (Cesp). Ela observou que a primeira ação que o terapeuta faz é acolher o paciente. Para a psicóloga, o não julgamento e a empatia são as melhores formas de fazer isso para ajudar o paciente com suas demandas e transtornos.

Em relação à faixa etária, Daniele explica que no Cesp há uma demanda por parte dos pais de crianças com menos de dois anos, adolescentes com 13, 14 anos, que pedem aos pais para ir ao psicólogo para abordar questões como namoro, escola e terapia de casal. Um dado interessante que ela enfatizou foi a busca da terapia por homens, principalmente com profissões estressantes, como médicos e empresários.

A profissional explicou que a TCC é a abordagem mais próxima da medicina e da psiquiatria. É a melhor abordagem para tratar ansiedade e psicopatologias mais graves, onde não há histórico na família e também para trabalhar em conjunto com profissionais da medicina. Ela vai remodelar pensamentos e crenças por meio da cognição juntamente com a possível medicação que o paciente estiver tomando. Ressaltou ainda que não há encaminhamentos de pacientes do Cesp para essa abordagem, pois o Cesp é um centro sistêmico e só trabalha com abordagem sistêmica familiar (https://psicologado.com/abordagens/psicologia-sistemica/) dentro de outras abordagens fenomenológicas.

Psicóloga clínica, Renata Linhares trabalha com abordagem cognitivo comportamental

Paciente de sexo masculino, 22 anos, que pediu para não ser identificado, afirmou que está sendo atendido por uma psicóloga com abordagem cognitivo comportamental há cerca de três meses, mas que já fez terapia com psicólogos de outras abordagens.

O paciente destacou que o psicólogo é um dos melhores profissionais para ajudar uma pessoa a mudar na vida para melhor e a lidar com os problemas e que graças à terapia cognitivo comportamental. Já melhorou muito a linguagem e a forma de se comunicar com as pessoas. Para ele, a TCC está correspondendo às expectativas e pretende continuar com o acompanhamento psicológico nessa abordagem.

 

Serviço:

Cesp – Centro Sistêmico de Psicologia (Cesp) – Av. Washington Soares, 909, Loja 99, Shopping Salinas; tel. (85) 3261.0555

Clínica Espaço ViaViver – Av.Santos Dumont 3131, Torre Comercial Del Paseo, Sala 1212; tel.(85) 31817214

Texto: Roberta Linhares (4º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Cesp (divulgação) e Roberta Linhares

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.