ESPORTE: Projeto muda a vida de jovens e crianças

Reportagens

Por meio da prática esportiva, atleta cearense de Muay Thai incentiva juventude em comunidade de Fortaleza

Pedro e as crianças do Projeto descendentes de Davi, após o treino (Foto: Divulgação)

Proporcionar inclusão social a crianças e jovens da comunidade de Jangurussu, por meio das artes marciais, no caso Muay Thai. Foi com este propósito que surgiu o projeto Descendentes de Davi. Criado em 2012 pelo atleta Pedro Jordane de Sousa Lima, 29, conhecido no mundo da luta por, Pedro Sagat, foi incentivado pelo treinador, Helson Nativo, a dar vida ao sonho. “Inicialmente a ideia foi dele, porque não sabia por onde começar. Aproveitei pra levar a palavra de Deus, junto com o Muay Thai e evitar que muitos jovens tivessem envolvimento com o mundo do crime”, disse Pedro.

De início, o atleta não recebeu apoio de qualquer associação ou convênio, mas os moradores do Conjunto São Cristóvão sempre foram participativos, como voluntários, e fazendo doações ao projeto. Com ajuda de uma professora do bairro, conseguiram ter acesso ao espaço de uma escola municipal, para treinamento. Em princípio atendia pouco mais de cem pessoas, boa parte delas adultos, e a minoria, crianças.

Foi justo nessa época, que os, então adolescentes, Renan Lima, 21, e Junior Sousa, 29, tiveram suas vidas mudadas por meio do esporte. Apesar das dificuldades, ambos viram a oportunidade de experimentar novas vivências, e transpor paradigmas de uma comunidade carente.

Pedro Sagat e Renan Lima, na graduação de Renan no (Foto: Divulgação)

Hoje, os dois são atletas profissionais, e reconhecem no projeto as mudanças positivas em suas vidas. “Ocupo a mente com algo bom, aprendi a ter disciplina, e muitas outras coisas. O Descentes de Davi mudou a minha vida. Sou grato a Deus, e ao Pedro, pela oportunidade, por sempre me apoiar e estar comigo, não só como professor ou mestre, mas como um pai pra mim”, disse Renan Lima, ex-aluno do projeto, hoje professor de Muay Thai.

Pedro é morador do Conjunto São Cristóvão, em Jangurussu, desde os quatro anos de idade. É casado, pai de um filho, e atleta profissional de Muay Thai e Kickboxing. “Encontrei no esporte, uma maneira de falar de Deus, de levar o que aprendi pra outras pessoas. Não penso em parar, nem tenho grandes pretensões quanto ao projeto, como expandir. Quero apenas poder continuar treinando, e fazendo o que gosto com as crianças”. Atualmente, o projeto atende a cerca de vinte crianças, com faixa etária entre oito a doze anos.

Quando: Quinta-feira, das 18 às 19 horas
Onde: no Centro de Treinamento Pedro Sagat, no bairro de São Cristóvão, em Jangurussu
Acesso: gratuito

Texto: Luciana Silva (5º semestre – Jornalismo)