Retratos: surf sobre quatro rodas nos “mares de concreto” da avenida Beira Mar

Orla da capital cearense possui Skatepark profissional com mais de 2 mil m² de área

Texto: Júnior Colucci (7º semestre/UNI7)

Gabriel Lima, 23, realiza manobra street fail na pista de skate da Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, em Fortaleza / Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal

A avenida Beira Mar, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, possui diversos espaços para a prática de esportes, entre eles, skate, vôlei de praia, basquete, futevôlei e até beach tennis. A detentora de uma das mais belas faixas litorâneas do Brasil conta ainda um Skatepark profissional distribuído em 2.182,61 metros quadrados (m²). O espaço foi inaugurado em maio de 2022.

A nova área para a prática do skate que vem ganhando o gosto dos cearenses, todos os dias, recebe dezenas de atletas e amantes da modalidade. Gabriel Lima, de 23 anos, é um dos jovens frequentadores. O jovem morador do bairro Conjunto Ceará, na periferia de Fortaleza, leva mais de uma hora e meia no transporte coletivo para cruzar os 17 km que o separam do Skatepark localizado no Mucuripe. O sonho de ser um skatista profissional foi alimentado após ganhar seu primeiro skate, de um gari.

Porém, investir no sonho de ser atleta profissional teve um preço: abandonar os estudos. Além da falta de patrocinador e do apoio dos pais, a guerra entre facções impede, na maioria das vezes, o deslocamento de Gabriel entre um bairro e outro.

Cria do Zé Walter

Ceres Oliveira, 21, no Skatepark da Beira Mar, no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza / Imagem: Júnior Colucci

A história de Gabriel se cruza com a da estudante do 5º semestre de fisioterapia, Ceres Oliveira, de 21 anos. Não conformada em ganhar um par de patins como presente de Natal, a jovem moradora do bairro José Walter decidiu trocar o brinquedo com seu irmão. Ele ganhou o tão sonhado skate. Porém a mãe não gostou da ideia da troca.

SUPERAÇÃO
A colecionadora de sonhos e prêmios no Norte e Nordeste conquistou ainda o 1º lugar, na categoria feminino, durante o Circuito Cearense Skate Street realizado no município de Amontada, a 175,5 km de Fortaleza, em outubro de 2023. Nas redes sociais, a garota agradeceu ao médico ortopedista e cirurgião de joelho, Dr. Victor Magalhães Callado. Na época, em 2015, a jovem rompeu um dos ligamentos do joelho.

“Há exatos 3 meses atrás eu recebia o aval do doutor Victor pra voltar a fazer o que sempre amei! Dois anos que desapareci da cena foram muitos altos e baixos. Sendo mais baixos que altos. Tudo passa e hoje ainda me recupero das lesões”, desabafou. Segundo ela, “a rede de apoio” da mãe, Carolina Oliveira, “foi de extrema importância” para a conquista no torneio.

Ceres Oliveira conquista o 1º lugar no Circuito Cearense Skate Street, no município de Amontada (CE), em outubro de 2023 / Imagem: Reprodução/Federação Cearense Skate

PELO OLHAR DA SKATISTA
Combate ao preconceito, referências estaduais no mundo do skate e a construção da própria clínica de fisioterapia são alguns dos assuntos que você confere no bate papo entre o estudante de jornalismo, Júnior Colucci, e a skatista, Ceres Oliveira. Ouça a íntegra.

Skatepark Beira Mar

Localizado na avenida Beira Mar, o Skatepark foi inaugurado em 20 de maio de 2022 / Vídeo: Júnior Colucci

O equipamento está instalado em frente ao Clube Náutico Atlético Cearense, na Capital cearense. A obra teve um investimento de R$ 1,08 milhão. Chamada de Street Plaza, a área total do terreno é de 2.182,61 metros quadrados (m²), sendo o piso horizontal de 1.074,31 m², além de locais de transições, rampas e escadas de 444,06 m². O projeto da Prefeitura Municipal de Fortaleza contou com jardins internos (121,98 m²) e externos (542,26 m²). A obra teve duração de sete meses e foi entregue no dia 20 de maio de 2022.

Tags: , , , , , , , , , , , ,