NOVOS TALENTOS: Alunos da FA7 conquistam 50% das vagas na seleção do jornal O Povo

Programa registrou mais de 170 inscrições, nesta edição, entre estudantes de jornalismo em Fortaleza

Os estudantes Brena Gomes, Darlan Araújo, Isabella Vasconcelos e Mariana Amorim, todos alunos do 4º semestre do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), foram aprovados para a 17ª edição do curso Novos Talentos O POVO. A divulgação do resultado revela um número significativo: metade das vagas ofertadas ficou com os estudantes da instituição.

O curso Novos Talentos O POVO é realizado duas vezes ao ano e seleciona, entre estudantes de cursos de jornalismo em Fortaleza, aqueles que irão participar de capacitação conduzida pelos profissionais do Grupo de Comunicação O Povo. Participaram da seleção, 171 universitários de Jornalismo de universidades e faculdades de Fortaleza, sendo 28 da Fa7.

Brena, Darlan, Isabella e Mariana, todos alunos do 4º semestre de Jornalismo da FA7, foram aprovados para a 17ª edição do curso Novos Talentos O POVO (Foto: Daniel Silva)

Para a aluna Mariana Amorim, a experiência da seleção para o curso foi única. Ela destacou o cuidado e respeito demonstrados pelo O Povo desde a seleção até a divulgação do resultado como diferenciais do processo. “Todo o aprendizado compartilhado, a chance de conhecer grandes nomes do nosso jornalismo e a troca de ideias, tudo foi muito importante”, completou.

Já Isabella Vasconcelos diz que a experiência foi desafiadora desde o início, e que serviu, também, para que ela desenvolvesse sua autoconfiança. “Quando fiz minha inscrição, já comecei a sentir frio na barriga, o mesmo que me acompanhou até ver meu nome na lista de aprovados. Sei que entrar numa redação pela primeira vez vai causar um turbilhão de sentimentos, mas agora me sinto preparada”, comentou Isabella.

A experiência prática no jornal como extensão da experiência acadêmica. É assim que Brena Gomes prevê sua participação no treinamento. “Será uma experiência única, principalmente porque seremos orientados por profissionais de um dos maiores grupos de comunicação do Brasil”, ressaltou Brena.

Darlan Araújo disse que recebeu a notícia com um pouco de surpresa, embora tivesse se sentido seguro durante todo o processo. Outro aspecto que percebeu durante a seletiva, foi a vivência prática do jornalismo aplicada na FA7. “Isso me ajudou muito em vários momentos. Eles não perguntaram nada que eu já não tivesse visto na faculdade”, afirmou Darlan.

O coordenador dos Novos Talentos, Plínio Bortolotti, destacou que o perfil esperado dos estudantes é que tenham vontade de aprender, demonstrem vocação para o jornalismo, tenham curiosidade pelas coisas da vida, e se interessem pelo que está se passando em sua cidade e no mundo. “É necessário também que o estudante domine, pelo menos, os fundamentos a escrita”, afirmou. A. expectativa do jornalista é de poder oferecer ao estudante “uma experiência complementar à universidade; do estudante. Esperamos que ele se interesse pelo curso e o conclua sabendo os elementos básicos da profissão”.

Em sua 17ª edição, o curso Novos Talentos O POVO nasceu em 2007. É realizado em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e organizado pela Universidade Corporativa O POVO (UniOPOVO).

Serviço:
Para mais informações sobre o Curso Novos Talentos o Povo, clique aqui.

Ranking de aprovação de estudantes por faculdade:
FA7 – 4
Estácio FIC – 2