Futevôlei: onda que agrega e muda vidas na terra do sol

Modalidade se revela antídoto para sedentarismo e alternativa aos esportes “tradicionais”. Em Fortaleza, aderem à prática, e Mucuripe se consolida como point

Texto: Jasmim Callisto (8° semestre/UNI7)

Os maiores shark attack do futevôlei Brasil 2020. / Imagem: TV Brasil Central

A prática de esportes traz benefícios para a saúde física e mental. O esporte é capaz de revolucionar vidas e transformar histórias. Por tantas razões, a prática não é apenas incentivada, como também é obrigatória nos ambientes escolares desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei federal 4.024, de 20 de dezembro de 1961, no artigo 22.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física proporciona melhora na capacidade cardiorrespiratória e muscular; na saúde cárdico metabólica, relacionada à pressão arterial e dislipidemias; na glicose, resistência à insulina; e nas regiões óssea e de cognição, sendo esta relacionada com o desempenho acadêmico e funções executivas. A prática esportiva também é uma importante aliada da saúde mental, auxiliando no combate à depressão e ansiedade.

Ainda segundo dados da organização, a atividade física diminui a mortalidade por todas as causas, a incidência do diabetes tipo 2 e a adiposidade corporal. Pessoas adultas devem realizar atividades físicas para também auxiliar no fortalecimento muscular.

Do futebol ao basquete ou das artes marciais à natação, esportes considerados mais tradicionais parecem dominar a preferência dos amantes de atividade física. Entretanto, o futevôlei vem crescendo em adeptos e conquistando a simpatia dos esportistas.

A modalidade surgiu no Rio de Janeiro em meados de 1960 e, ao longo do tempo, ganhou popularidade no Brasil até se expandir para outras partes do mundo. Atualmente, possui equipes organizadas em vários países e sua prática é regularizada pela Federação Internacional de Futevôlei (FIFV) e pela Federação Europeia de Futevôlei. O esporte é praticado na areia, em quadras geralmente montadas nas orlas, e chama a atenção de quem passa por onde haja uma partida.

Aula de futevôÌei no Mucuripe. / Imagem: Reprodução/ Facebook

Esse foi o caso de Vinícius Rocha, 27, professor de futevôlei residente em Fortaleza. O atleta costumava observar as partidas que aconteciam perto de sua residência até ser convidado a participar. “Meu primeiro contato com o futevôlei foi mais ou menos em 2011 e 2012. Fui tomando gosto e dei seguimento”. Doze anos se passaram, e Vinícius atua hoje como profissional de educação física. ” É algo gratificante, que dá prazer em fazer, e já ouvi relatos de alunos que melhoraram de sintomas depressivos e ansiosos por causa do futevôlei”.

A trajetória do esportista cearense é a prova de que um esporte pode ir além de um hobby e também se tornar a vocação para o trabalho. “Estou com futevôlei há mais de 10 anos, sempre acompanhando o professor Jeferson como auxiliar dele. Mas trabalho oficialmente como professor de futevôlei há 5 anos, quando comecei a estagiar como na Academia Ayo Fitness Club”.

Ao falar de momentos marcantes de sua caminhada, Vinícius recorda com alegria de quando venceu o Campeonato Cearense de Futevôlei, uma aposta em sua carreira que deu certo. “Eu tinha R$ 50 e fiz uma aposta. Ganhei aproximadamente R$ 900. Ao ganhar, consegui pagar a inscrição para participar do campeonato. No final, eu e meu parceiro nos consagramos campeões. Essa é uma lembrança muito boa”.

Professor Vinícius Rocha, educador físico e atleta profissional. / Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal

“Pode parecer algo impossível de ser realizado, mas depois da primeira aula, vira algo apaixonante” Vinícius Rocha

Carol Souza, aluna da mesma academia, acrescenta que o esporte é excelente para sair do estresse da rotina. “Além dos benefícios para a saúde física, nos quesitos mobilidade, disposição, preparo e resistência, o futevôlei me proporciona um momento de relaxamento mental, onde posso me conectar comigo mesma.”

Carol Souza, aluna de futevôlei em Fortaleza. / Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal

A aluna ressalta que não tinha familiaridade com a modalidade esportiva e também não cultivava uma rotina de exercícios regulares, algo que mudou depois de entrar em contato com o futevôlei. “Embora sempre conectada ao esporte, eu ainda não tinha encontrado algo que despertasse tanta curiosidade e me desafiasse como o futevôlei. Hoje, posso dizer que encontrei essa disciplina e que vivo mais leve e feliz por ter encontrado esse esporte tão desafiador e engrandecedor”.

Depois de passar pela transformação de vida com o futevôlei, Carol passou a ver com mais clareza a importância dos esportes para o ser humano e os benefícios que acompanham a prática. “Se encontrar em um esporte é se conectar mais consigo mesmo. Dessa forma, as diversas áreas da nossa vida tendem a ficar mais leves quando encontramos um ponto de equilíbrio.”

“Praticar esporte é sinônimo de qualidade de vida.” Carol Souza

Tags: , , , , , ,