CULTURAL: Rede Cuca espera receber 12 mil pessoas no Viradão da Juventude

Administrados pelo Instituto Cuca, os três equipamentos da Prefeitura de Fortaleza promovem juntos mais de 120 horas de atividades

A maior virada cultural de Fortaleza. É assim que o Viradão da Juventude se apresenta para o público. O evento que chega a sua 4° edição é realizado em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto. A expectativa é receber um público de mais de 12 mil pessoas. A organização é da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ).

O Viradão ocorre em três momentos diferentes. O primeiro, nesta sexta-feira, 9, a partir das 8 horas, e ainda dia 10, sábado, na Rede Cuca Mondubim. O segundo acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto na Rede Cuca Barra. Já a última etapa está prevista para os dias 23 e 24 de agosto, na Rede Cuca Jangurussu.

Neste ano atrações locais e nacionais são voltadas ao esporte, teatro, cinema, dança e jogos. A programação inclui ainda debates, feiras de economia criativa, atrações musicais, entrevistas de emprego. São quase 120 horas e mais de 300 atividades gratuitas abertas ao público em geral.

“O Viradão da Juventude é feito pela e para a juventude. É mais uma oportunidade para que a população da Cidade se aproprie dos espaços públicos que foram pensados para ela”. É o que pontua o coordenador de Juventude de Fortaleza, Júlio Brizzi.

Já o aluno da Rede Cuca Mondubim, Bério Silva, de 18 anos, descreve a sua experiência nas edições anteriores. “Desde o ano retrasado, participo dessa iniciativa maravilhosa. Passar mais de 24 horas no Cuca é algo que busca tirar o jovem de locais inapropriados e de situações vulneráveis”, destaca.

A Rede Cuca é formada por três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude. Atua na proteção social e oportunidades para jovens. Oferece cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos.

Programação Completa:

Serviço:
Viradão da Juventude 2019

Datas:
9 e 10 – Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, S/N – Mondubim)
16 e 17 – Cuca Barra (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
23 e 24 – Cuca Jangurussu (Av. Governador Leonel Brizola, S/N – Jangurussu)

Tags: ,