Notícias

Corrida de rua: como prática pode mudar hábitos e performance

Categoria:

Uni7 Informa

0

Levantamentos mostram maior busca pela modalidade no Brasil. No Ceará, aponta federação, número chega a 500 mil. Em Fortaleza, total está na casa dos 10 mil, complementa instituição

Texto: Mariana Freitas – 7° semestre

Quem anda pela beira-mar de Fortaleza sabe que lá é um dos locais preferidos para quem gosta de praticar esportes ao ar livre, seja vôlei de praia, beach tennis ou andar de bicicleta, mas a corrida tem destaque, visto que é a modalidade que mais preenche o espaço.

A estimativa da Federação Cearense de Atletismo (FCAT) para o total de corredores na Capital está em aproximadamente 110 mil pessoas, entre amadores e atletas profissionais. A base do cálculo é feita a partir dos números de corridas, meias-maratonas e maratonas que acontecem na Capital. A projeção para o Ceará é de 500 mil pessoas, conforme o presidente da instituição, Jerry Welton Barbosa Gadelha.

Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforço o cenário desenhado pelo dirigente: segundo dados do órgão 24,6% dos brasileiros afirmam praticar o esporte com certa frequência. Levantamento realizado em 2023 pela Strava vai também ao encontro do aumento.

Principal plataforma digital de corrida, ciclismo e trilha com mais de 120 milhões de atletas ativos, o Strava elenca que a corrida de rua foi o esporte mais praticado no mundo em 2023. No mesmo sentido, dados da Tickets Sports dizem que houve alta de 20% no número de corridas de rua no Brasil. Em 2022, foram realizadas 1.181 corridas. Em 2023, o número saltou para 1.421. 

CORRIDA NA VEIA
A procura por um estilo de vida mais saudável, melhor desempenho, baixo custo e aparência física são os principais motivos pelo qual as pessoas procuram a corrida de rua. Muitas vezes é um pontapé para a prática de outros esportes. Segundo a nutricionista Sarine Viana, a modalidade traz uma série de benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. 

De acordo com Sarine, a prática pode melhorar o condicionamento físico, fortalecimento muscular, melhoramento cardiovascular e auxilia na perda de peso. “São eficazes na queima de calorias e na manutenção de um peso saudável”, argumenta. Correr também pode trazer benefícios para a saúde mental. “As corridas ou caminhadas contribuem para a redução de estresse, melhora do humor e o aumento da sensação de bem-estar“. 

Foi o convite de uma amiga próxima que fez com que Camila Cordeiro começasse a correr. Ela relata que ao iniciar a atividade seu condicionamento físico melhorou e os sintomas de ansiedade diminuíram. “Meu condicionamento físico melhorou bastante quando comecei. A corrida também ampliou minha rede de amizades e melhorou minha saúde, incluindo os sintomas da ansiedade”.

Participante ativa de corridas de rua, a administradora comenta que sempre recomenda a prática dessa atividade para aqueles que querem começar a ter uma vida mais ativa. Sarine dá dicas para quem quer começar a correr ou caminhar. “Para quem está começando é importante iniciar com caminhadas leves e ir aumentando de forma gradual. Use calçado adequado para evitar lesões, fazer aquecimento antes de correr e alongamentos após, manter o corpo hidratado e não forçar seu corpo além dos seus limites.”

DIRECIONAMENTO DE ESPECIALISTAS
Criada em 2008, a KM Assessoria Esportiva é uma empresa especializada em treinamento de corridas de rua, para atletas ou iniciantes. Sócia da KM, Socorro Bezerra fala que, além de treinar corredores a empresa, trabalha com promoção e organização de eventos esportivos.

“No caso da KM, nós também somos uma empresa promotora de eventos. Então a gente também organiza alguns eventos de corrida, mas nossa função principal é a promoção da corrida, com suporte e atendimento especializado para esse público”. 

O aumento da procura de um estilo de vida mais saudável nos últimos anos também refletiu na demanda da KM, principalmente após a pandemia.

“A gente tem sido muito procurado […] eu digo que nós estamos vivendo o segundo ‘boom’ da corrida de rua aqui no Ceará. O primeiro foi quando surgiu as assessorias […] que foi por volta de 2008 a 2010 […] e no pós pandemia surgiu esse novo ‘boom’, com muitas pessoas aderindo. Acredito que isso tem muita influência da rede social e também da pandemia, que gerou um alerta na sociedade para levar um estilo de vida mais saudável”. 

A prática de um esporte pode proporcionar mudanças de vida, defende Socorro. “Nós temos diversos exemplos de pessoas que saíram do grupo de sedentários, conseguiram emagrecer, ter um estilo de vida mais saudável. Mudaram hábitos noturnos, por exemplo, deixaram de ir para baladas, beber álcool, consumir drogas lícitas ou ilícitas por causa do esporte”.  

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.