Boxe: a luta milenar que contribui com a evolução interior

Popular no Brasil no fim do último século, esporte segue vivo em academias espalhadas pelo país

Texto: João Pedro Oliveira (Jornalismo / 6º semestre)

Um dos esportes mais antigos da humanidade – tendo evidências até mesmo antes do nascimento de Cristo -, o boxe é, sem dúvidas, uma das grandes paixões do cenário das lutas. Popular no Brasil no fim do último século, o esporte segue vivo em diversas academias espalhadas pelo país.

A prova viva disso é o jovem Gabriel Nicolas Almeida. Com apenas 20 anos, ele é praticante fervoroso do boxe e trata o esporte como uma “virada de chave” na sua vida. Neste ano, o lutador se sagrou vice-campeão do Campeonato Cearense de Boxe.

“Eu queria praticar algum esporte, nunca havia praticado uma arte marcial. Achei o boxe interessante, depois que você aprende, se apaixona cada vez mais. Parece um jogo de xadrez. Comecei a ver vídeos, os lutadores esquivando, é um esporte muito bonito de se assistir. O boxe te leva no limite, você tem que dar o seu melhor, é você contra você mesmo. Sempre me tirou de momentos tristes. Essa semana mesmo estava meio cabisbaixo e bastou treinar que voltei ao normal. Foi a virada de chave na minha vida”, comenta.

Gabriel Nicolas Almeida (dir.) em luta de boxe em Fortaleza / Foto: Marlon Costa

Com o sonho de ser campeão mundial da modalidade no futuro, o jovem cearense projeta maior visibilidade ao esporte, principalmente após as lutas que vêm ocorrendo entre Popó, nome gigantesco no esporte, e celebridades da internet.

“O boxe está começando a crescer de novo. Essas lutas entre influencers vem dando mais visibilidade, muitos alunos estão treinando na academia onde luto. O “hype” está voltando, vamos ter mais oportunidades. O CFO, por exemplo, pode ser mais utilizado”, diz Gabriel.

APRENDENDO COM O BOXE
Assim como Gabriel, o experiente lutador e professor Goku Silva também enxerga um crescimento na modalidade nos últimos anos e projeta bons resultados no futuro. No entanto, ele alerta para a falta de conhecimento de algumas academias sobre o esporte.

“Na maioria das vezes, eles só colocam boxe por conta da febre. Têm academias que não oferecem materiais para treinos específicos de boxe. Tem muita coisa que esquecem: coordenação motora, movimentação, resistência”, ressalta.

Personal da modalidade em Fortaleza, Goku ministra aulas focadas em emagrecimento e melhoria no desempenho físico dos seus alunos. Em contato com a reportagem, ele salientou a importância do esporte para o crescimento interior de cada indivíduo.

“Não há nada melhor no mundo do que o esporte, ele ultrapassa barreiras. Você aprende a ser uma pessoa melhor. Aprende a ter consciência e respeito aos outros, além de ser um instrumento de superação para muita gente.”

Em sua carreira, o lutador se sagrou campeão do boxe planet, duas vezes, e do spartanboxe, três vezes. Ademais, também levantou títulos do Boxe Pacajus e da Super Liga. Já como treinador, ele comandou a Seleção Cearense em 2018.

Goku Silva ministrando aulas de boxe clássico aos seus alunos / Vídeo: Goku Silva / Arquivo pessoal

Tags: , , ,