ARENDT: Projeto Pensadores do Semestre ciclo de com a autora

• Foto 06
  • Foto 02
  • Foto 03

O 14° nome da iniciativa do curso de Direito foi cientista política, professora, jornalista e escritora, cuja a obra está ligada com a sua história de vida

Hannah Arendt (1906 – 1933) é a pensadora do semestre 2019.2, do curso de Direito do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). O primeiro dos quatro encontros que debaterão aspectos da obra da autora alemã erradicada na América do Norte, contou com a presença do doutor em filosofia, Odílio Alves Aguiar, professor titular do curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), que trabalhou a perspectiva “O direito em Hannah Arendt”. O evento se deu na tarde desta segunda-feira,28, no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNI7, onde serão realizados os próximos encontros.

Com a coordenação da professora Eulália Camurça, que leciona nos cursos de Direito e Jornalismo da Uni7, o projeto, neste último período do ano, suscita temas emergentes que orbitam o pensamento da escritora. “A programação tentou contemplar recortes extremamente importantes para entender a trajetória intelectual de Hannah Arendt”, explica a coordenadora.

O direito em Hannah Arendt, foi a reflexão apresentada pelo professor Odílio Alves Aguiar

Para o professor Odílio Alves Aguiar, Arendt possibilita uma construção teórica e conceitual “iluminadora” que colabora na compreensão de fenômenos contemporâneos. “Sem dúvida, refletir sobre os assuntos que ela propôs é fundamental para entender o que está se passando no mundo. Os conflitos mundiais e porque não dizer os conflitos que estamos vivendo no Brasil”.

O projeto chega ao seu quinto ano, e neste período, 14 nomes diferentes do mundo acadêmico foram estudados. O que já fez ser considerado uma experiência exemplar das instituições de ensino superior, pelo Fórum Nacional de Educação Jurídica, evento que ocorreu em 2016, na cidade de João Pessoa-PB.

O auditório foi ocupado por estudantes no primeiro encontro do projeto no semestre

Idealizador do projeto e professor do curso de Direito da Uni7, Paulo Carvalho, frisa que o “Pensadores” já está consolidado e explica a dinâmica da iniciativa . “É eleito um grande pensador da história das ideias e esse pensador vai nortear a agenda acadêmica daquele semestre, proporcionando uma transversalidade do pensamento do autor com as pautas do próprio período letivo”.

A abertura ocupou praticamente todos os lugares do auditório por parte do corpo docente e a grande maioria pelos estudantes da instituição. Os próximos encontros já estão com datas definidas e podem ser consultados no site na Uni7.

Texto e fotos: Eli Naftali (7º Semestre – Jornalismo /UNI7)

Tags: , ,