Alunos da UNI7 lançam Ciclo Literário para incentivar leitura entre universitários

Texto, Uni7 Informa

Projeto desenvolvido por alunos de Comunicação Social do Centro Universitário 7 de Setembro disponibiliza livros gratuitos no Quinto Andar

Os estudantes da disciplina de Projeto Integrado em Mídia Impressa, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), orientados pela professora Kelly Hekally, deram início a um projeto inovador chamado Ciclo Literário.

A proposta, que surgiu após um exercício de entrevista com alunos da instituição, visa facilitar o acesso a diferentes gêneros literários e estimular o hábito da leitura entre os estudantes.

Alunos utilizam o espaço para compartilhar momentos de leitura / Foto: João Victor Costa

Livia Ferreira, aluna de Publicidade e Propaganda e coordenadora do projeto, explica como foi o desenvolvimento do Ciclo Literário ainda em sala de aula.

“A ideia surgiu a partir de uma aula sobre a criação do jornal impresso. Começamos a discutir sobre a falta de leitura entre os jovens, e, a partir disso, realizamos uma pesquisa de campo com estudantes universitários.”

Diante disso, os alunos investigaram a relação de seus colegas com a leitura. A pesquisa revelou que a maioria dos estudantes não lê por prazer, e a leitura é vista como uma tarefa obrigatória, associada majoritariamente ao ambiente acadêmico.

“Descobrimos que muitos alunos não leem livros completos, apenas o material necessário para provas, ou nem leem. Então, decidimos desenvolver um projeto que incentiva as pessoas a retomar o hábito da leitura, principalmente por meio de material impresso”, acrescenta Lívia, coordenadora do projeto.

A principal meta do Ciclo Literário é promover o hábito da leitura de maneira leve e acessível. O projeto propõe uma dinâmica de troca de livros entre os alunos, utilizando uma estante localizada no Quinto Andar da UNI7.

“Resgatar o prazer de ler”
João Victor Costa, um dos desenvolvedores do projeto, ressalta que os alunos querem “resgatar o prazer de ler e preencher possíveis lacunas na relação dessas pessoas com a leitura.” Qualquer estudante pode participar, independente do curso ou do semestre. A ideia é que os livros estejam sempre em circulação: basta pegar um exemplar, ler no próprio tempo e depois devolvê-lo para que outros também possam usufruir.

“O projeto pensado para a disciplina de PI em Mídia Impressa mira no resgate da leitura impressa e todas as relações sensoriais que ela é capaz de estabelecer, considerando sobretudo a consolidação do modelo digital”, destaca a professora da disciplina, Kelly Hekally.

Outro ponto importante do projeto é sua identidade visual, cuidadosamente desenvolvida para se conectar com o público jovem, que frequentemente enxerga a leitura como uma atividade pesada ou enfadonha.

Ana Clara Morais, responsável por desenvolver a identidade visual do Ciclo Literário, conta que o processo de criação do design foi pensado estrategicamente para atrair o público alvo, os jovens.

“Pensamos em qual seria o propósito do projeto e como conseguiríamos alcançar esse público que não estava tão interessado pelo assunto. Visando conectar com eles e remover o estigma que eles têm da leitura, seguimos por um caminho mais descontraído, fugindo do formal e sério, com cores mais vibrantes, fontes mais fluidas e elementos que trazem uma ideia de maior movimento. Queremos mostrar esse ciclo que está em constante agitação e criando uma cultura de transformação através da leitura e da mídia impressa.“

Perfil @ciclo.literario
O Ciclo Literário também tem sua presença no digital, com a criação de um perfil no Instagram para engajar os estudantes nas redes sociais.

A conta (@ciclo.literario) serve como um canal direto de comunicação, onde serão publicadas atualizações sobre o acervo de livros disponíveis, dicas de leitura e informações sobre o funcionamento do projeto.

A equipe espera que essa estratégia aumente o engajamento dos alunos, facilitando o acesso às novidades e incentivando a participação ativa no ciclo de troca de livros.

Para além das redes sociais, a divulgação do projeto está sendo feita por meio de cartazes espalhados pela faculdade. Esses materiais físicos, colocados em pontos estratégicos, têm a função de chamar a atenção dos alunos para o espaço do Ciclo Literário e incentivá-los a conhecer o projeto de perto.

Segundo os organizadores, o objetivo é criar uma presença marcante e convidativa que estimule a curiosidade e o desejo de participar.

Tags: ,