COLAÇÃO DE GRAU: Formandos brilham em cerimônia marcada por risos e lágrimas

• reitor
  • CORPO D
  • Danielber

O recorte da trajetória acadêmica com o juramento de mais de 200 alunos da UNI7 se encerra em clima de agradecimentos e muita festa

Celebração, segundo o dicionário sugere “homenagem ou comemoração de acontecimento, data etc.; festejo”. O real significado para descrever a colação de grau dos formandos do semestre 2019.1, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). A solenidade aconteceu na ágora da instituição, na noite desta terça-feira, 30. O clima festivo deu espaço para a euforia e a emoção, sentimentos comuns em graduados, familiares e corpo docente.

Mais de 200 alunos dos cursos de Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Direito; Engenharia de Produção; Arquitetura e Urbanismo; Pedagogia; Design Gráfico e mestrado em Direito. O número é grande, porém, o sentimento pode ser traduzido na fala da agora bacharela em Direito, Ana Thais. “Incrível. É maravilhosa a sensação de chegar até aqui”, pontua, com entusiasmo.

O formando e orador da noite, Danielber Noronha, do curso de Jornalismo, foi o responsável por levar aos presentes uma reflexão baseada em dois elementos da instituição que se modificaram desde quando ele chegou em 2015. As catracas que foram instaladas no prédio e a logo da Fa7, que permanece em vários espaços, mesmo após a mudança de faculdade para centro universitário. “Certas coisas são mais delicadas de mudar e levam mais tempo para se transformar por completo. Hoje, percebo que as mudanças não estão apenas na estrutura física da faculdade. Todos nós somos diferentes daqueles que adentraram na UNI7 no primeiro dia de aula”, ressalta o jornalista formado.

“Todos nós somos diferentes daqueles que adentraram na UNI7 no primeiro dia de aula”, foi o mote do discurso do formando em jornalismo Danielber Noronha

O reitor Ednilton Gomes de Soárez aproveitou no seu discurso para parabenizar aos que “fazem” o Centro Universitário 7 de Setembro. “Todos são muito importantes, cada um em sua área específica. É uma engrenagem humana muito bem ajustada, impulsionada pela energia da competência e lubrificada pelo óleo do amor”.

Ao centro o reitor Edinilton Gomes de Soaréz, realiza fala inicial na cerimonia que marcou a formatura de mais de 200 alunos da UNI7

Diante das emoções da noite não é difícil perceber olhos lacrimejados e sentimentos que se alternam entre o nervosismo e a alegria. Tainá Bshe, que se formou em Ciências Contábeis, revela que, por conta de não querer o desafio, ir além “pensou em desistir, mas, o ‘sonho’ falou mais alto”.

Agora, com o canudo na mão, ela afirma que o momento da colação é uma realização que divide o sentir com o avô que a acompanhou como padrinho. José Batista, já na casa dos 80 anos, tem dificuldade de falar sobre o momento, tamanha é a emoção. “É uma maravilha! Tô até meio… né? Tenho muita idade, nunca passei por isso e estou passando agora”, declara, de mãos dadas a neta e segurando a emoção.

A emoção também fica por conta dos professores que veem os até então alunos partirem para o mercado como profissionais formados e que consequentemente passaram por suas mãos. Felicidade e saudade foram os sentimentos da professora Nila Bandeira, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, descreveu para os ex-alunos que estão ganhando o mercado.

“Felicidade imensa pela conquista, por acompanhar a trajetória de todos eles por saber da dificuldade de cada um. Mas, ao mesmo tempo também de muita saudade. Alguns fazem parte da nossa rotina com muita presença. Então, a gente sente falta”, afirma a coordenadora.

A expectativa em cada momento da cerimônia foi dividida com todos os presentes

Já são quase 17 anos que a Educadora 7 de Setembro vem empenhando esforços no âmbito do nível superior em Fortaleza. Com dois campi na cidade, a instituição já se tornou referência no meio acadêmico e profissional.

Parte disso se deve aos professores, como a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Maria Águeda Muniz, que explica alguns dos diferenciais dos docentes. “Todos nós, professores, docentes aqui da casa, temos uma responsabilidade muito grande. De, além do conteúdo técnico, também formar o aluno na questão ética, profissional, para que ele possa se destacar perante os demais”.

As aulas do segundo semestre do ano foram retornadas nesta quinta-feira, 1º. 2019.2 já se inicia com a certeza de que irá marcar a vida de outros tantos graduandos que estarão na fase final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em dezembro, a bela cena da colação de grau se repetirá na ágora da UNI7.

Texto: Eli Naftali (7º semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Matheus Abrahão (4º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: ,