Notícias

REQUALIFICAÇÃO URBANA: Linha de trem desativada é opção de lazer

0

Local antes abandonado, hoje recebe pessoas de vários locais para a prática de exercícios físicos no bairro Farias Brito

Área que antigamente ficava uma via férrea, hoje se concentra uma das opções de polo de lazer, para a prática de exercícios físicos em Fortaleza. O Calçadão Crasa, como ficou conhecido, foi inaugurado em 2012, por meio de incentivo privado do grupo C. Rolim, em parceira com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Localizado na Av. Jatahy, no bairro Farias Brito, o calçadão atrai tanto os moradores locais, como pessoas de bairros distantes.

Requalificação urbana por meio de iniciativa privada conquista moradores (Fotos: Mirla Nobre)

A iniciativa se deu pelo empresário Ricardo Rolim, do Grupo C. Rolim Autos, com intuito de renovar uma área que estava abandonada, com oferta de lazer para a população que mora no entorno da Crasa (Consórcio Crasa). “Após a retirada do trilho pela prefeitura é que abrimos os olhos para esta obra. O acúmulo de lixo também incentivou o grupo a tomar uma atitude. Muitas pessoas já estavam dizendo que iam caminhar lá no Hiper Bompreço, porém este não contribuiu com a obra. O Hiper não teve participação na requalificação do local”, afirma Roberto, um dos administradores do Grupo C. Rolim Autos.

O local que estava em situação de abandono, pela desativação da linha de trem, acabou virando uma área de risco. Usuários de drogas e prostituição tomaram conta do local, assim como se concentravam lixo e entulhos.

Cinco anos após a inauguração, o atual fluxo de pessoas que frequenta o calçadão é bem maior do que antes. Hoje, se transformou num ponto de referência para quem quer praticar exercícios físicos fora da academia. Movimento começa por volta das 6 horas prossegue até 8 horas da manhã e, logo ao entardecer, até à noite, de segunda à sexta-feira, o calçadão recebe pessoas do bairro, e de outros mais distantes. Como a dona de casa Jordanna Oliveira, 28, que mora no bairro Álvaro Weyne e três vezes por semana, vai para o calçadão no final da tarde para realizar sua caminhada.

Caminhadas estão entre as principais atividades realizadas no calçadão Crasa (Foto: Mirla Nobre)

O Calçadão Crasa possui 12 mil metros quadrados, uma área plana para atividades de cooper, treinamentos funcionais, aparelhos de ginásticas ao ar livre e atividades oferecidas pelo Sesc Ativo (projeto do Sesc que promove atividades físicas). “As atividades são gratuitas e é necessário apenas o preenchimento de uma ficha de matrícula para começar a realizar as atividades disponibilizadas pelo Sesc. Aqui se trabalha com público jovem até o idoso”, explica Almir Alves, professor de educação física do Sesc Ativo.

A requalificação do local trouxe benefícios para a população. O bairro era escasso de praças e de locais para realizar exercícios ao ar livre com segurança. Hoje possui uma área onde é possível realizar as atividades para cuidar da saúde, assim como, fazer um passeio na final tarde, para jogar conversa fora com amigos e familiares.

 

 

 

Texto: Mirla Nobre (3° Semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.