PROFISSÃO: Jornalista destaca o relações públicas no âmbito organizacional

Conhecido como o “rosto” da empresa, o RP é a ferramenta crucial na manutenção de relacionamentos, segundo Eugênia Cabral

Eugênia Cabral: é importante manter bom relacionamento com as empresas em que o profissional trabalhou (Foto: Daniel Silva)

Gostar de gente e se relacionar. Estas são as duas principais características de um Relações Públicas. Quem pensa assim é a jornalista Eugênia Cabral, convidada para falar sobre suas experiências profissionais como RP da Oi. O encontro aconteceu no estúdio de TV da Faculdade 7 de Setembro (FA7), na quinta-feira, 30, sob orientação do professor Leonardo Macêdo, na disciplina Comunicação e Relações Públicas e teve como apresentador, o aluno Magno Paes.

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Eugênia tem formação em Relações Públicas. Trabalhou na Oi, no setor de relações institucionais, onde fez seu primeiro contato o setor de RP. Na conversa, abordou temáticas como o perfil do profissional, a rotina do RP dentro da empresa, o mercado para os formandos em RP e as diferenças entre Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.

Para a jornalista, é fundamental no perfil do profissional de RP “gostar de gente” (Foto: Daniel Silva)

Ao explicar sobre o mercado de trabalho no Ceará para esses profissionais, ela destacou o fato de que as vagas que são ofertadas para RP não são, especificamente, para formandos nessa área, mas sim, para jornalistas assessores. Disse, ainda, que o trabalho é misturado, mas a competitividade dessas áreas não é mais tão recorrente como divulgam. “Há espaço para todos e, na verdade, existem vagas que você percebe que são mais específicas para o RP”, afirma.

Ao ser perguntada sobre o perfil do profissional, Eugênia disse clara e prontamente: “empatia e capacidade de negociação”. O fato de lidar com gente durante toda a rotina de trabalho, capacita a ser alguém que resolva qualquer crise e saiba conquistar as pessoas. Além disso, ela destacou o mailing (manter e estabelecer relacionamento direto com os clientes) e ter um network afiado. “É importante perpetuar o relacionamento com os já clientes, e estar ligada nas possíveis oportunidades de conquistar novos clientes”, diz.

A jornalista terminou o bate-papo respondendo algumas perguntas dos alunos, e dando dicas de como se tornar e ser um bom Relações Públicas. “Vocês estão construindo a reputação de vocês agora, aproveitem isso. Aproveitem as oportunidades da faculdade e conheçam todo tipo de pessoa!”, incentiva a jornalista.

Evelyn Barreto
4º semestre