Notícias

PRINCÍPIOS E RECOMEÇOS

Categoria:

Blogs, Hotsites, Uni7 Informa, Web

0

Presentes com frequência em nosso dia a dia, os inícios são símbolos da renovação. Mas, o quanto estamos atentos a eles?

“Todo dia o sol levanta

E a gente canta

Ao sol de todo dia”

Caetano Veloso,

na música ‘Canto de um povo de um lugar’

Todos os dias, começamos algo novo ou somos testemunhas de infindáveis inícios, ainda que, muitas vezes, passemos equivocadamente distraídos por eles. A partir desta proposta, a temática do semestre 2016.1, da disciplina Projetos em Mídias Convergentes, coordenada pelo professor Miguel Macedo, foi apontar e sugerir pautas que pudessem ser elaboradas e apuradas, identificando personagens e suas narrativas d de vida.

Os entrevistados são: a apresentadora e jornalista Maísa Vasconcelos, o pintor, desenhista, escultor e músico Descartes Gadelha; a blogueira, modelo e produtora Edith Gomes; o pesquisador e historiador Nirez; o humorista e vereador Paulo Diógenes; e o radialista e locutor Irismar França.

Há de considerar, portanto, a questão do desapego, o nascer do próprio dia, há milênios contados em horas, revisão de conceitos e ações, além da análise do tempo por meio das escolhas. Conheça, então, dos personagens, a primeira inspiração; a busca pela ‘maior vitória’; a primeira postagem; o primeiro emprego; a primeira paixão; a primeira notícia que foi ao ar, a estreia na narração esportiva; o primeiro programa de TV; o primeiro dia como artista, os primeiros passos na elaboração de uma personagem…

A vida, afinal, é um recomeço contínuo…

Recordando dois momentos…

– Nirez já estampou uma reportagem da revista Matéria Prima, publicação do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro. Na edição 2012.2, cujo tema abordava a diversidade de sons, a matéria “A memória do som”, da repórter Tatiana Girão, traz Nirez como um dos personagens, ocasião na qual ele relata seu trabalho no MIS-CE e fala também sobre música e seu arquivo. Confira aqui a edição da revista com o historiador.

– E, em 2013, foi entrevistado pelo ainda estudante, hoje jornalista, Soriel Leiros. Na reportagem “Nirez: o trabalho de um homem a favor da história”, a pauta foi Fortaleza e seu universo de memórias afetivas. Fez, ainda, crítica às transformações vividas na cidade, em particular quanto aos aspectos artístico e cultural.

Leia aqui.

Serviço

Arquivo Nirez:

Rua Professor João Bosco, 560, Rodolfo Teófilo

Telefones: (85) 3281-6949 (à noite) / (85) 99982-6439

e-mail: [email protected]

 

Nirez na internet:

http://www.projetodiscodeceranirez.com.br/

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.