PROJETO PASSAGEIROS: Arte de andar, e circular em coletivos na cidade

Hotsites, Web

Conhecer a realidade das pessoas que utilizam este transporte público no dia a dia em Fortaleza, embarcando e circulando em viagens de minutos, na rotina de todo santo dia

O vai e vem de pessoas que pegam ônibus é um movimento cotidiano que, pela própria dinâmica do deslocamento, não prestamos muito atenção. Pois é dentro dele, o espaço em que podemos encontrar personagens com histórias interessantes. São os passageiros, quase ocultos, dos coletivos.

O projeto era pegar o ônibus com outro olhar e viver com arte o cotidiano de passageiros, motoristas, cobradores, ambulantes, pregadores, pedintes, sem esquecer o tempo e a história que passam na janela… A tarefa era circular. Círculos não têm começo nem fim. Eles oferecem segurança e conexão. Círculos sugerem comunidade, integridade e perfeição.

Cerca de 1,1 milhão de pessoas utilizam as linhas de ônibus, em Fortaleza

O projeto Passageiros, Quase Anônimos, de Ônibus tinha este objetivo: conhecer e narrar histórias de pessoas que normalmente passam despercebidas em coletivos e nos terminais da capital. Segundos dados da Prefeitura de Fortaleza, cerca de 1,1 milhão de pessoas utilizam diariamente as 320 linhas na cidade. Estudantes, trabalhadores, aposentados, motoristas, cobradores ou apenas turistas curiosos dividem suas experiências nesses trajetos, às vezes longo, às vezes rapidinho.

Foram percorridas nove linhas que circulam os diferentes bairros e regionais da cidade de Fortaleza: Circular I e II, Aguanambi I e II, Intershoppings, Campus do Pici, Grande Circular I e II e a mais recente, Fortaleza Bus. Conhecemos ainda as atividades da Federação dos Transportes (Fetrans) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Neste projeto, os estudantes da disciplina Projeto em Mídias Convergentes, semestre 2019.1, do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), coordenados pelo professor Miguel Macedo, conheceram pessoas, ouviram histórias, trocaram experiências. Observaram detalhes que, talvez, nunca tinham visto. Com textos leves e em outro tom jornalístico, o projeto chega para somar na vida de quem fez, de quem participou e de quem vai ler agora. Boa Viagem!

Para conferir o hotsite, vá para a aba web – hotsites, na página inicial ou clique aqui.

Foto: Uyara B. de Sena

Tags: , , , , ,