VISITA TÉCNICA: Estudantes de Jornalismo da FA7 acompanham programação ao vivo da Rádio O Povo/CBN

Ruy Lima com os estudantes de Radiojornalismo e a professora Kátia Patrocínio (Foto: Maryllenne Freitas)

Estudantes de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), acompanhados da professora Kátia Patrocínio, que ministra a disciplina de radiojornalismo, visitaram o estúdio da Rádio O Povo/CBN, na manhã de sexta-feira, 5. A visita foi especialmente para verem como funciona uma rádio exclusiva de notícias, como é a CBN. Contou como aula prática e permitiu aos futuros jornalistas conhecerem um pouco mais o funcionamento da rádio.

Eles foram recebidos pela jornalista e editora Maryllenne Freitas, que logo os levou para o estúdio de onde Ruy Lima apresenta o programa “O Povo no Rádio”, que puderam acompanhar a transmissão ao vivo. Durante uma hora os estudantes viram como os jornalistas trabalham para dar tudo certo no estúdio. Ruy Lima foi muito receptivo e atencioso. Mostrou aos alunos como é organizada a programação, como prepara seus textos e elabora perguntas para as entrevistas.

“Foi muito importante e enriquecedor, pois estar lá, ouvindo e vendo tudo, a rotina, o trabalho, o empenho, os contratempos, já serve para irmos desenvolvendo as técnicas e habilidades com o veículo”, disse a estudante Lérida Freire. Para seu colega Matheus Ribeiro, foi oportunidade única. “A gente pôde ver as pessoas que ouvimos todo dia, que imaginávamos ser de um jeito e na verdade são totalmente o oposto”, disse Ribeiro, ouvinte assíduo da rádio.

Outro aspecto que os estudantes observaram foi o respeito que os jornalistas têm com os ouvintes. “Interessante a seriedade e o respeito com que os profissionais da área tratam o veículo de comunicação rádio, e com quem está recebendo a informação”, destaca o aluno Estélio Neto. A visita foi estendida à rádio Calipso FM, à redação do jornal, onde puderam ver o funcionamento das editorias e foi encerrada na redação e estúdio da TV, onde viram como é organizada a programação e como é feita a redação.

Clara Jovino
4º semestre