Notícias

URUCUNEMA: Espaço de lazer na praça muda rotina da população do Eusébio

Categoria:

Uni7 Informa

0

Como a manutenção de espaços públicos traz qualidade de vida aos moradores da cidade e, ao mesmo tempo, proporciona benefícios em outras áreas essenciais

Visão geral de uma das opções de diversão no município do Eusébio

A praça Odilon Arrais, localizada na Avenida Beira Rio, no Município do Eusébio, tem particular relevância para os moradores do bairro Urucunema como forma de recreação e interação com o ambiente. Desde sua inauguração, em novembro de 2018, os frequentadores têm direito à academia de ginástica, espaço para caminhada, parquinho infantil, bancos, além de um ponto de ônibus.

O movimento é intenso, já que o espaço fica em frente a uma das principais avenidas da cidade e tem uma igreja Nova Aliança ao lado. E para mantê-lo sempre em boa qualidade, Manuel da Silva Barroso, ou ‘’seu Manuel’’ como prefere ser chamado, dono de uma pequena lanchonete na praça, relata que a população tenta ao máximo deixar tudo organizado, mas a prefeitura continua indo com frequência para fazer a limpeza e checar os equipamentos.

Vale ressaltar que a gestão possui um cronograma de controle dos espaços públicos do município, feito de forma sistemática pelo Setor de Limpeza e Manutenção das praças da Autarquia, que evita gastos com reformas desses lugares, e destina a verba a outros setores como saúde, educação e segurança. Os dias em que esse serviço será realizado é divulgado mensalmente no site da prefeitura.

Busto de Odilon Arrais, soldado que lutou na Itália com a FEB (Forças Expedicionárias Brasileiras)

A praça tem esse nome como forma de homenagem ao oficial da reserva do Exército Brasileiro e pai do vice-prefeito do Eusébio, Paulo César Feitosa. Odilon lutou com as Forças Expedicionárias Brasileiras (FEB), na Itália, e faleceu em 21 de abril de 1987. 

Lugares públicos, como praças e ginásios, são importantes para a população, pois promovem a prática de esportes, melhoram a qualidade de vida e impulsionam as relações entre os membros daquela comunidade. 

Este espaço, segundo Djanane Maciel, técnica em Edificações e que mora em frente à praça, possui ótima iluminação e é bem conservado, mas em alguns horários, não é seguro. “É uma praça segura, mas dependendo do horário pode ser que não seja. Após às 19 horas, na semana, fica bem deserta e não é muito apropriado estar lá. O melhor horário é no final da tarde, que o sol está mais frio, e o movimento é maior’’, diz ela.

Além de oferecer lazer à população, a praça também conta com um ponto de ônibus, usado para locomoção no município

A prefeitura informou que possui um sistema de segurança por videomonitoramento 24 horas para atender qualquer ocorrência no município e que a delegacia, localizada no Centro, tem viaturas preparadas ao receberem um chamado.

Texto: Guilherme Tabosa (3° semestre –Jornalismo/UNI7)

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.