Notícias

TURISMO NATUREZA E RELIGIÃO: O SERTÃO CENTRAL COMO PONTO TURÍSTICO NO CEARÁ

Categoria:

Uni7 Informa

0

Visitantes optam por explorar o interior do estado e deixam tradicional turismo no litoral de lado


Abrigo de 13 munícipios cearenses, o Sertão Central tem 15.678,4 km2 de área territorial, equivalente a 10,75% em relação a todo o Estado do Ceará. Cidades como Quixeramobim, Choró, Mombaça e Quixadá fazem parte dessa região que se destaca devido sua beleza única em comparação a outras regiões do território cearense. Sua geografia diferente de outros lugares com diversos monólitos atrai turistas de todo o estado e do país. Além disso, a região tem forte influência religiosa, que também se torna um atrativo turístico.

Monólitos na chegada à Quixadá


Grande parte dos turistas que visitam o Sertão Central procuram a cidade de Quixadá, chamada de ‘a joia do Sertão cearense’. Com diversos monólitos e montanhas em todo o seu território, o município é referência em ecoturismo e esportes radicais em todo o Brasil. A cidade é propícia para atividades como escaladas, rapel, trilhas, voo livre, voo de parapente e/ou asa delta, entre outras. Além disso, é alvo de religiosos, principalmente católicos, por abrigar importantes igrejas e locais de fé, como o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, o Mosteiro de São José e a Gruta de São Francisco.
Além do ecoturismo e do turismo religioso, a cidade se destaca também por atrair historiadores devido os seus museus e centros históricos, dos quais podemos citar: o Museu Histórico Jacinto de Souza, o Memorial da renomada escritora Rachel de Queiroz e o Açude do Cedro. Este último, inclusive, é o principal ponto turístico da cidade devido carga histórica de ter sido uma das primeiras grandes obras de combate à seca realizadas pelo governo brasileiro (a ordem de construção foi dada por D. Pedro II em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de 1877-1879).
Para conhecermos um pouco mais sobre o Sertão Central, entrevistamos o guia de turismo regional Haulivan Ferreira. Durante a entrevista, o profissional revelou detalhes e deu dicas importantes, como: o melhor período do ano para visita na

região, revelações de turistas que visitam o local pela primeira vez, a comparação do turismo no interior com o turismo de litoral, entre outros assuntos.
João Pedro: Como você, sendo Guia de Turismo, definiria a cidade de Quixadá, chamada de ‘a joia do Sertão cearense’?
Haulivan Ferreira: Tarefa difícil e complicada. Quixadá leva esse título de ‘joia do Sertão cearense’ por abrigar em seu território municipal diversas atividades turísticas que fazem com que ela se torne um atrativo não apenas de um segmento do turismo, mas de muitos. Muitos turistas buscam nela as atividades propiciadas que fogem do turismo de sol e praia, que é bastante trabalhado no estado do Ceará.
J.P.: Qual período do ano em que os turistas mais procuram o Sertão Central do Ceará?
H: É um pouco complicado pois o poder público não tem uma forma de registrar esse número de visitantes, o que deveria ser feito. Até porque nós, enquanto profissionais, é complicado de realizar esse registro uma vez que a gente não possui apoio local e um direcionamento voltado para a procura de um Guia de Turismo na cidade. Muitas das vezes os grupos (visitantes) são acompanhados e “guiados” por profissionais que exercem a função de forma ilegal.
J.P.: O que os visitantes procuram nesta região do estado?
H: Depende muito do perfil de turista. Se for um turista esportista, em Quixadá ele terá um leque diverso: bicicross, escaladas, rapel, trilhas, voo livre, voo de parapente e/ou asa delta, entre outras atividades que podem ser desenvolvidas. Caso seja um turista religioso, ele vai ter o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Gruta de São Francisco, o Mosteiro de São José e outros locais. Já um turista que procura a parte histórica/cultural, ele poderá conhecer o Açude Cedro, o Museu Histórico Jacinto de Souza, o Memorial da escritora Rachel de Queiroz (que fica no Chalé da Pedra), etc.
J.P.: Devido ao Santuário localizado na cidade, o turismo religioso é muito forte em Quixadá?
H: Sobre o turismo religioso eu destacaria três períodos durante o ano: o primeiro sendo os festejos do padroeiro da cidade (Sagrada Família), que ocorre entre a primeira e segunda semana do mês de janeiro. Logo em seguida, na primeira semana de fevereiro, temos os festejos da Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, que é padroeira do Sertão Central. O terceiro momento seria no final de setembro/começo de outubro que compreende os festejos de São Francisco, que é padroeiro de um dos bairros do munícipio.

J.P.: Trazendo mais para a natureza, o ecoturismo e os esportes radicais são as principais atividades procuradas pelos turistas em Quixadá?
H: Eu daria destaque para as atividades de ecoturismo e esportes radicais por serem as principais atividades que são desenvolvidas na cidade. Primeiro por ter um parque de monólitos, que são as formações rochosas que circundam Quixadá e propiciam para que, tanto os profissionais que atuam (Guias de Turismo, condutores de trilha/esporte) como também para os turistas que procuram a cidade em busca dessas atividades. Não há um período específico do ano para a procura. Mas posso destacar que entre outubro e novembro há uma procura específica pelos praticantes de voo livre em virtude da realização dos campeonatos nacional e internacional em Quixadá, que é sede dos campeonatos, de onde já saíram recordes nacionais e mundiais de maior percurso percorrido em um voo livre. Na ocasião, a pessoa saltou de Quixadá e só foi pousar em uma cidade do interior do Piauí, esse foi um dos maiores voos já registrados.
J.P.: Em conversas com turistas, o que eles mais comentaram em relação ao estado do Ceará?
H: Os grupos sempre comentam sobre o turismo de sol e praia existente no litoral cearense. E, alguns sempre ficam surpresos quando buscam alternativas de turismo para fazer no estado e quando vão à Quixadá se deparam com a gama de atividades que podem desenvolver na cidade, fugindo do turismo tradicional (de praia). Alguns realmente ficam surpresos quando conseguem fazer um programa diferenciado, no qual eles gostam.
J.P.: Qual seria sua mensagem para um turista recém-chegado ao Ceará e que tem desejo de vir ao Sertão Central descobrir mais das nossas belezas e cultura?
H: Eu diria para um turista recém-chegado que ele explore o estado como um todo, que não explore apenas o litoral. O litoral tem seus atrativos? Sim e é inegável, porém todo o estado tem atrativos que deixará o turista encantado, seja as praias, as serras, o sertão. Os turistas ainda têm muito a visão de que quem vive no interior do estado ainda tem um trabalho rústico, precário e muitas das vezes, eles se enganam quando visitam tais locais. Um exemplo disso é que o Cariri fica no interior do estado e o ramo do turismo é muito bem desenvolvido na região. Os que se vão pela primeira vez se encantam. O mesmo se aplica para quem procura o Sertão Central ou as serras. Dito isso, a mensagem de modo geral é que explore o estado como um todo.

Texto: João Pedro de Sousa Oliveira (Jornalismo/ Uni7)

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.