Notícias

TURISMO CULTURAL: CRESCIMENTO DE VISITAS TURÍSTICAS AOS MUSEUS DE FORTALEZA A PARTIR DO INVESTIMENTO NA ÁREA DA CULTURA

Categoria:

Uni7 Informa

0


Nos últimos anos os museus de Fortaleza, se tornarão um dos principais pontos turísticos da capital.

Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, 27/072021

Uma pesquisa realizada em 2021 e divulgada pelo “O Diário do Nordeste”, aponta a cidade de Fortaleza como o quarto destino no Brasil mais procurado pelos turistas. O grande destaque desse fluxo são as praias, se destacando pelo seu clima tropical, a capital do Ceará também conhecida como “Terra do Sol”, marcada pelas altas temperaturas. 

No primeiro semestre do ano de 2018, de acordo com o site “Dicas de Viagem”, os museus  não entraram  no top cinco de pontos turísticos mais procurados na capital cearense. Em 2022 com a melhor nos indicadores da pandemia  e investimentos na área da cultura, os museus de Fortaleza têm ganhado visibilidade, tornando-se referência entre os pontos turísticos mais visitados

Para quem admira a arte é possível encontrar museus para múltiplos gastos, e em todos ver marcas de expressões artísticas, que inspiram e estimulam o nosso lado criativo. Obras que nos levam ao passado  nos trazendo grandes ensinamentos.

Em entrevista com o mestre em museologia e educador do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, Saulo Moreno Rocha fala sobre as exposições, a valorização dos museus e o aumento de visitas turísticas.   

(Foto por: Saulo Moreno)

Gabriela Erotilde: A partir da valorização dos museus é possível  ver um aumento de visitas turísticas?

Saulo Moreno: Sim, na medida em que você valoriza os museus e que você estabelece políticas e ações que reconheçam os lugares dessas instituições para as sociedades é consequente o aumento da procura dos turistas e mesmo dos visitantes da própria cidade, né… que não estejam nessa situação específica de turismo. Ao longo dos últimos séculos, principalmente a partir do século XVIII, os museus foram abertos à sociedade, as coleções foram tornadas públicas, e esse sentido da abertura às pessoas é o que garante a centralidade dos museus como instituições culturais de relevância simbólica de relevância identitária. Então na medida em que as pessoas estão fazendo suas ações de visitas na cidade à medida em que estão “turistando”,  elas vão encontrar nos museus um espaço que lhes apresenta, né… um determinado recorte da realidade um determinado aspecto. E é justamente esses aspectos que garantem né… uma centralidade aos museus quando se pensa na relação com o turismo na forma como elas se constroem ou melhor como os museus constroem imagens sobre certas cidades, sobre certa população, sobre certo território e sobre certos aspectos específicos dentro de uma territorialidade. Enfim, os museus operam como uma instância de representação e também de apresentação da realidade de realidades sempre recortadas, colecionadas a partir de fragmentos né, como são os objetos que constitui os patrimônios dos museus.

G.E: Como você descreveria a importância de um museu para a cultura de uma cidade?

S.M: Os museus têm uma importância significativa na medida em que eles articulam, né… diversas ações com vistas a preservação do patrimônio de uma dada comunidade de uma dada sociedade. Então os museus realizam operações de coleta, pesquisa, de documentação, de conservação, de exposição, ações educativas, culturais e tudo isso com o objetivo de preservar e valorizar o patrimônio. Que no final das contas são justamente aquelas manifestações sejam elas materiais ou  imateriais, que identificam uma certa sociedade um certo grupo dentro…dentro… de uma sociedade então os museus eles são capazes, né… a partir dos vestígios, a partir  das pequenas partículas,  né… como são os objetos, de construir narrativas  que articulam tempos, pessoas, histórias, memórias  e essa amálgama de narrativa e de objetos  é o que permite que os museus ao longo dos anos  e ao longo dos séculos. Uma estrutura bastante robusta de apoio à construção de identidade de perfis dentro da sociedade. Então as cidades elas encontram nos museus geralmente uma instância, que preserva aquilo ao menos alguns agentes daquela sociedade vão considerar relevante ser acessado no futuro. Visto que as gerações do futuro terão acesso, então… nós temos esse acesso, mas os museus operam com uma temporalidade bastante extensa, isso quer dizer que nós trabalhamos com a ideia de que daqui 100 anos ou 400 anos as pessoas terão acesso a certos bens culturais. É claro que nós precisamos aceitar que nem tudo que os museus preservam hoje estarão lá no futuro, mas a nossa ação cotidiana é para que nossas obras culturais, que são tão importantes, alcancem o máximo de gerações possíveis. No contexto das cidades os museus contribuem para uma movimentação artística e cultural então possibilita que artistas fazedores e fazedoras de cultura que a sociedade como um todo possam ter um repositório  das suas principais produções das suas principais conquistas.   

G.E: Com as chegadas das vacinas e reaberturas de locais fechados pode-se dizer que houve um aumento na procura por museus?

S.M: não temos instrumentos capazes no momento de aferir esse aumento ou diminuição na procura, o fato é que grande parte dos museus já fizeram a sua reabertura ao público, e… no próximo ano né… autoridades que realizam essas estabilizações poderão oferecer subsídios para pensarmos na procura da população nos museus. Quanto a especificamente o Museu de Arte da UFC, é perceptível um aumento significativo agora em 2021. Especialmente por conta do retorno das atividades educacionais das escolas, universidades visto que são grupos muito importantes na visitação aos museus. Então é possível detectar um aumento significativo na procura de público escolar, mas também do público espontâneo, público que vai visitar os museus sozinhos,  em pequenos grupos que se articulam entre amigos, família… então na experiência concreta do museu de arte da UFC é possível apontar que tivemos momentos significativos na procura pelo museu. Nos últimos meses já no ano de 2022, e…isso está diretamente relacionado com as ações que possibilitaram o crescimento do museu digitalmente  por conta de uma presença digital maior e essa presença digital fez com que o museu se tornasse mais conhecido pelas pessoas. 

G.E: O que os museus oferecem aos visitantes? 

S.M: Olha, os museus oferecem muitos serviços e muitas atividades. Desde atividade talvez essencial que é dar acesso público ao patrimônio que eles guardam no geral são objetos que podem ser objetos artísticos, científicos, tecnológicos, arqueológicos e por aí vai… uma infinidade de bens, mas também os museus promovem experiências ou proporcionam experiências, experiências de fluição, experiências de educação, experiências estéticas, experiências de apreciação, de encontro e de diálogo sobre um certo tema…sobre o passado, o presente, o futuro, sobre a história, a memória sobre o patrimônio. Enfim, os museus também oferecem espaços específicos, né…como bibliotecas, que são essenciais para pesquisas e para a produção de conhecimento, para a difusão do hábito da leitura do acesso também a referenciais específicos especializados a livros e outras referências especializadas em certos temas. Os museus também oferecem cursos, treinamentos, espaços informativos, oficinas e enfim há uma robustez de ofertas educativas nas instituições museais que podem ser desfrutadas pelo público, e claro os museus são muitos caracterizados pelas exposições, então no geral a exposição é o contexto em que as pessoas vão se encontrar vão ter a oportunidade de entrar em contato com os bens culturais que os museus guardam, que o museu protege, que o museu conserva, a partir desses bens tese a sua missão com a sociedade. Então é um leque muito grande de atividades que os museus oferecem e ofertam, pode-se assim dizer. Indo para o nível mais técnico são várias atividades educativas e culturais e depende de cada instituição se esses recursos estarão disponíveis.

G.E: Como são escolhidas as obras que ficam expostas?

S.M: Varia bastante essa questão de quais são os critérios adotados para a escolha das obras que estarão na exposição, e eu digo que varia bastante de um museu para outro né… mas no geral é…essa escolha ela se dá a partir do programa do projeto, que foi estabelecido. Quanto às exposições então, geralmente a procuradoria ou o setor de museologia é responsável pela gestão dos projetos de exposição, eles vão selecionar ou fazer a seleção dessas obras, de acordo com a proposta de exposição que foi planejada, que foi mandada. Então é no planejamento da exposição…da procuradoria que são selecionadas as obras e eles possuem entre si um sentido que vão conectando e formando uma teia de sentidos e significados que compõe aquilo que nós compreendemos como uma tentativa de exposição. Então elas não são escolhidas aleatoriamente, mas elas atendem a critérios específicos que vão estar relacionados com os objetivos da exposição, um recorte específico para criar a exposição e esses objetos vão compor uma narrativa no museu.   

G.E: Em que mês o museu costuma receber mais visitantes?

S.M: Essa é uma pergunta que pode sofrer variações, visto que ao longo do ano uma certa exposição… uma atividade específica pode atrair um número significativo de pessoas, né… Eu destaco com tudo o mês de junho, o museu de Arte teve uma grande procura especificamente com o agendamento de muitas escolas. Visto que está sendo finalizado o semestre, mas essa questão do mês  e qual mês recebe mais público…ela varia muito de acordo com a oferta de atividades, se o museu tá tendo exposição ou não, qual é a programação que a instituição está ofertando ao público, isso tudo bem impactado. E no caso do Museu das Artes, em junho tivemos uma grande visitação do público, mas também tivemos uma grande visitação em abril, maio quando tivemos a reabertura da exposição “Sempre Fomos Modernos” que…a nova exposição do museu que celebra os 60 anos de Chico da Silva e também de alguns marcos importantes como “Semana de Arte Moderna” e o centenário Antônio Bandeira.

G.E: O que atrai os turistas ao museu?

S.M: São muitos motivos que podem atrair turistas ao museu justamente pela possibilidade de ter acesso a bens culturais relacionados a certa localidade artistas de uma certa cidade. É também a possibilidade de conhecer mais a fundo o território que você está visitando, uma cidade, uma população, porque os museus eles apresentam em muitos sentidos aquilo que a sociedade quer mostrar para o público externo. Então os museus são formas de se conectar com uma certa região, com um certo lugar, com as populações que ali habitam. Os museus também são espaços importantes de educação, espaços importantes de experiências estéticas, então esses aspectos atraem os turistas  os aspectos educativos que as instituições museais podem oferecer e além disso a oportunidade de ter o contato com obras.

Texto : Gabriela Erotilde (jornalismo/ Uni7)

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.