Notícias

TURISMO: A NOVA BEIRA MAR E OS IMPACTOS POSITIVOS NO TURISMO CEARENSE.

Categoria:

Uni7 Informa

0

Uma reforma de requalificação que promete dobrar o número de visitantes na orla de Fortaleza.

Construída há mais de 50 anos, a Avenida Beira-Mar é um dos principais cartões postais de Fortaleza. A construção da avenida iniciou-se em 1961 durante o Governo do prefeito Manuel Cordeiro Neto (1959-1963). A nova avenida recebeu o nome do presidente na época Getúlio Vargas, mas em 1964 passou a se chamar Presidente Kennedy para futuramente receber o nome que tem hoje de Avenida Beira-Mar. A partir dos anos 1970, o local transformou-se na principal zona de lazer e o local mais procurado para a instalação de negócios ligados ao turismo e ao entretenimento. Nas décadas de 1980 e 1990 os restaurantes cedem lugar aos hotéis e edifícios residenciais de alto luxo. A Avenida Beira-Mar tornou-se uma área de atenção local e internacional, principalmente após suas revitalizações que acontecem desde 1970. A mais recente delas foi iniciada em agosto de 2018 ainda na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio e entregue no dia 20 de maio. Foram investidos cento e vinte milhões de reais com a revitalização da Beira Mar. Acrescentado vários pontos que atraem a prática de esportes, como a ampliação do calçadão, uma ciclovia extensa, boa pavimentação, reforma das quadras de esportes, quadras na areia e implementação de um novo ‘’Skate Park’’. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará, Fortaleza recebeu 380 mil turistas em julho de 2017, um aumento de 2% a 4% em comparação ao ano de 2016. Com todas as novas mudanças presentes na Avenida Beira-Mar que tornam o espaço mais atraente para quem trabalha e também para quem o frequenta para o lazer. Para os empreendedores, a feirinha de artesanato agora possui maiores condições de trabalho, área mais iluminada e boxes cobertos. Ações que foram importantes para toda uma retomada do Turismo.Para entendermos melhor sobre os impactos positivos e como anda o turismo daquela região da nova Beira-Mar, uma entrevista concedida por José Valdo Mesquista, ele que possui mestrado e especialização no Turismo

Foto tirada no dia 03 de junho na Secretária de Turismo, por Lauanna Rosa (Repórter).


Secretário de Turismo do Ceará, José Valdo Mesquista. Possui graduação em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal do Ceará (2004), tem especialização em Políticas Públicas para o Turismo pelo Instituto Federal do Ceará e mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (2014).
Lauanna Rosa – As obras de requalificação da nova Beira Mar podem colocar Fortaleza como um dos principais ou o calçadão mais completo do país?
José Mesquita – Todo turista quando chega em Fortaleza quer conhecer nossa orla, então realmente esse ordenamento, essa requalificação que foi feita, deixou sim nossa cidade com uma orla propícia, com uma grande vocação, com uma padronização nas feirinhas, o paisagismo e equipamentos que foram pensados com uma preocupação que ali fosse atendido o morador local, o turista com a prática de esporte e passeios, então acreditamos que estaremos entre as principais.
LR- É esperado que o turismo seja dobrado após a reforma?

JM– Sim. Como houve essa reforma, existe uma curiosidade principalmente dos próprios cearenses. Após a pandemia houve um aumento do turismo doméstico, ou seja, o cearense que circula no próprio Estado. É esperado uma grande procura, estamos com as taxas de ocupação altíssimas, uma grande procura por Fortaleza nessa nova programação em julho na alta estação. É um espaço novo, todo sinalizado e com segurança. Foram implantadas novas câmeras de vigilância. É um fator de influência para atrair novos turistas.
LR- O horário da feirinha vai permanecer ou sofrerá alguma alteração no formato?
JM– Houve uma proposta de ampliação do funcionamento da feirinha. Passando a funcionar em novo horário: das 16h às 22h. Hoje com aquele espaço todo ordenado, todo setorizado, isso é muito importante para o turista ir diretamente no setor que ele mais procura.
LR- Com essa nova reforma, o turismo que antes se localizava naquela região pode ser expandido para outros pontos da cidade?
JM– É uma boa pergunta! 56% da rede hoteleira fica localizado naquela região da Beira-Mar, a tendência é expandir para outras regiões da cidade e não somente hoteleiro, mas outros empreendimentos com características do turismo, como restaurantes e agências de viagens. Estamos com um projeto de ampliar toda Avenida Beira-Mar até à Praia do Futuro. Fortaleza terá um grande ganho com isso.
LR- Uma atividade que o turista não pode esquecer de fazer na nova Beira- Mar?
JM– Nós fizemos estudos com moradores locais, com essa nova avenida temos a área de lazer mais ampla, um passeio pela orla toda, cooper, um passeio de bicicleta, voltas de patins, muitas são as opções de diversão e entretenimento. Agradando a todos os públicos e bolsos.
LR- Como você avalia os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre o nosso turismo local?
JM– A questão da pandemia do covid-19 infelizmente ele abalou todo nosso Estado e o turismo sofreu bastante com tudo isso. Foi a primeira atividade a ser paralisada, com o fechamento de fronteiras, mas apesar que em nenhum momento a rede hoteleira foi 100% fechada e foi um dos equipamentos que nunca foi fechado.
LR- Quais são as perspectivas do turismo para o ano 2022 sabendo do peso do setor para a capital cearense?
JM– As nossas perspectivas são as melhores possíveis. Nós estamos trabalhando fortemente nas feiras tanto nacionais como internacionais, porque nós trabalhamos o turismo como um todo. Incentivando principalmente os voos regionais, trabalhando também na recuperação das rodovias para que esse turismo possa circular. A pesquisa do IBGE mostrou que nesse primeiro trimestre o Ceará foi o primeiro lugar na geração de receita turística, isso significa que se existe uma grande demanda de turismo. A tendência é que até 2024 nós voltamos ao patamar antes da pandemia ou até melhor.

Texto: Lauanna Rosa (Jornalismo/ Uni7)

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.