Notícias

TRADIÇÃO: Pai e filho mantêm loja artesanal de cadeiras em Fortaleza

Categoria:

Uni7 Informa

0

Os dois continuam o legado de família, apesar da crise econômica e sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus que tem dificultado o negócio

Com a loja de cadeiras reaberta, mesmo com a pandemia, a expectativa é recuperar os rendimentos

O setor de artesanato, dentre outros, teve que se reinventar com a pandemia de covid-19. Segundo a pesquisa Impacto da covid-19, nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o segmento está no grupo dos cinco setores mais afetados pela crise. A média de queda no faturamento é de 40%.

Essa situação fez com que Antônio Mathias de Lima, de 87 anos, voltasse a trabalhar com a venda e conserto de cadeiras artesanais.  Para auxiliar na economia de casa, Antônio decidiu reabrir sua antiga loja, localizada na rua Deputado Moreira da Rocha, no bairro Meireles. “Nessa pandemia, eu voltei à minha loja para tentar dar uma ajuda financeira para minha família, mas foi muito complicado, os rendimentos caíram muito”, afirma.

Ele revela ainda que a primeira loja que abriu está sob administração de seu filho, Fabrício de Lima. “Trabalho em lojas de cadeiras desde pequeno, com 7 anos de idade. Primeiro, montei uma loja na avenida Barão de Studart, agora deixei para o meu filho. Devido à situação difícil, decidi, porém, abrir novamente a loja na qual estou”, relata.

Desde os 7 anos de idade, Antônio trabalha com conserto de cadeiras de madeira

No outro estabelecimento, Fabrício se mostra preocupado com a situação da loja. “Não quero ter que fechar as portas. Meu pai construiu e me deixou com a responsabilidade de cuidar. Realmente gosto do que faço, muito por influência dele”, diz. 

Além da loja, porém, ele também se mostra preocupado com a saúde de seu pai. “Ele já não é mais nenhum garoto, por isso tenho medo dele pegar a covid-19 ou qualquer outra doença, já que na idade dele, qualquer coisa preocupa”, explica. Fabricio conta ainda que antes da pandemia, ele conseguia vender cerca de três a quatro cadeiras por mês. Este ano, no entanto, ele conseguiu vender apenas duas.

Para Newton Albuquerque, cliente e amigo dos dois, o serviço prestado por Fabrício e seu pai é de qualidade. “Comprei uma cadeira com o Antônio há 10 anos, quando saí do interior e vim à cidade grande. Queria uma cadeira de balanço parecida com a que eu tinha na minha casa, o Antônio fez. Já com o Fabrício, comprei com ele cadeiras para cozinha, sou testemunha para dizer que são muito boas”, elogia.

SERVIÇO Loja de Cadeiras seu Antônio Venda e reparo de cadeiras de madeira Aberto das 9h às 17h Rua Deputado Moreira da Rocha, 1266 / Avenida Barão de Studart, 831

Texto: Paulo André Sales (4° semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.