Notícias

TECNOLOGIA: Google promove cursos gratuitos com certificado em Fortaleza

  • google 1
  • google 2
  • google 3
  • google 4
Categoria:

Uni7 Informa

0

O objetivo foi de apresentar novas ferramentas de mídias digitais para estudantes, professores, trabalhadores da área, e pessoas interessadas a conhecer mais sobre o meio digital

Desenvolver habilidades digitais para interessados em novas ferramentas. Com este objetivo, a gigante de tecnologia Google ofereceu o curso gratuito “Cresça com o Google”, entre os dias 11 e 12 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. No primeiro, pela manhã, foram dadas palestras com o módulo “Programa de Desenvolvimento para Mulheres”. Em seguida foi a vez dos jornalistas receberem conteúdo exclusivo: “Ferramentas Google para Jornalistas”. No final do primeiro dia o módulo ofertado foi “Treinamento Digital para Professores”.

No segundo e último dia, os dois módulos apresentados foram de “Marketing Digital”, um pela manhã, e outro à noite. Quem permaneceu até o final do evento ganhou certificado, além de bloco de notas e canetas personalizadas com a marca da empresa estadunidense. Para o curso de professores foi ofertado um caderno com material contendo métodos necessários para a segurança digital e cidadania na sala de aula.

Para o estudante Jonathan Silva, 20, do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e professor da Gracom (escola de efeitos visuais) a oportunidade foi algo surpreendente “Com o ensinamento ofertado pelo Google (Treinamento Digital para Professores) foi possível perceber que posso ensinar meus alunos a se proteger e prevenir de qualquer problema que ocorra na internet. Consigo, além disso, capturar mais conhecimento e técnicas que posso usar em sala de aula, facilitando os projetos dos meus alunos e meu tempo”.

No módulo de jornalismo, apresentado pelo jornalista Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab, foram passados métodos de checagem de notícias (fact-checking) por meio da ferramenta de busca da empresa. Além de exposto a importância da análise de dados para o jornalismo e como saber procurar informações certas com palavras chaves no motor de busca do Google. Pires deixou claro que os métodos não vão substituir a boa pesquisa de campo dos jornalistas, mas que visa a facilitar e aliar o trabalho do cotidiano na redação.

Já no último dia foi a vez do Marketing Digital ganhar a atenção do público que compareceu ao Centro de Eventos em grande público, estima-se que mais de 3.000 pessoas segundo a organização. Dessa vez as dicas foram focadas em abrir um negócio digital e empreender na internet. Segundo os palestrantes as ferramentas disponibilizadas pela Google podem ajudar o usuário a lucrar de forma mais rápida, alinhando praticidade e rapidez no seu primeiro negócio digital.

No final foram apresentadas as profissões do futuro, que estão surgindo com a nova demanda digital, são elas: analista de dados, gerente SEO, gerente SEM, redator de conteúdo, analista de user experience, desenvolvedor gráfico e de mídia, e gerente de projetos.

Materiais disponibilizados no curso e na Internet pelo Google:
Para Programa de Desenvolvimento para Mulheres:
https://www.womenwill.com/intl/pt-BR/#!?modal_active=none

Para professores:
https://storage.googleapis.com/gweb-interland.appspot.com/pt-br-all/hub/pdfs/Google_SejaIncri%CC%81velNaInternet_DigitalCitizenshipSafety_Curriculum.pdf
https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br/

Para jornalistas:
https://newsinitiative.withgoogle.com/training
https://analytics.google.com/analytics/web/provision/?authuser=0#provision/SignUp/
https://trends.google.com/trends/?geo=BR

Para Marketing Digital:
https://learndigital.withgoogle.com/ateliedigital
https://www.yourprimer.com/pt (aplicativo para Android e IOS)
https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/
https://www.google.com/intl/pt-BR_br/adsense/start/#/?modal_active=none
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/youtubeinsights/2017/

Demais serviços Google apresentados nos cursos:
Google Arts & Culture
G Suite
Google Acadêmico
Google My Maps

TEXTO: Paulo Victor (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.