SOCIAL: Alunos da UNI7 realizam oficinas com crianças do Serviluz

Em clima de descontração e aprendizado, universitários finalizaram disciplina acolhendo participantes do projeto MetAMORfose

Olhares atentos e curiosidade aguçada, eram os sentimentos estampados nos semblantes das 22 crianças que visitaram o Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) para integrar uma manhã de oficinas e aprendizados, no primeiro sábado de junho, dia 2. Com o fim do semestre se aproximando, os alunos da disciplina de Comunicação Comunitária, do curso de Jornalismo, organizaram atividades com intuito de ensinar os princípios básicos da profissão para os visitantes.

Crianças criam perguntas e entrevistam a professora Kátia Patrocínio em uma das oficinas (Foto: Deisa Rocha)

Com orientação da professora Kátia Patrocínio, os universitários acolheram as crianças do Projeto MetAMORfose, do bairro Serviluz, área litorânea de Fortaleza, próximo à Praia do Futuro. Os beneficiados com a ação foram acolhidos logo cedo pelos estudantes da UNI7. Em seguida, as crianças receberam material didático sobre as noções básicas de jornalismo, além de uma breve aula sobre composição de notícia, lead e outros assuntos pertinentes, de maneira lúdica e criativa.

As crianças se dividiram em grupos e foram executar suas próprias notícias, assessorados pelos alunos das disciplinas à frente da iniciativa. “Uma manhã incrível, de muito aprendizado. Foi bonito ver a curiosidade deles e quanto se dedicaram a nossa oficina. Acho que aprendi muito mais do que pude mostrar para eles”, destaca Karine Serpa, aluna do 5º semestre.

Após a conclusão das oficinas e lanche coletivo, os pequenos visitantes foram conhecer as dependências da UNI7, em visita guiada pelo prédio, passando pelos estúdios de fotografia, televisão e rádio. Na parada pelo estúdio de rádio, os menos tímidos se arriscaram a narrar uma partida de futebol fictícia, chamando o nome dos craques da bola, que inspiram e fazem a cabeça destes pequenos sonhadores. “O que mais gostei foi poder narrar no microfone, mas também foi bom entrevistar uma pessoa e criar as perguntas”, destaca o esperto Victor Hugo de Sousa, de apenas 9 anos, que está há pouco mais de um ano no MetAMORfose.

Na oficina, Victor e seus colegas aprenderam a fazer entrevista, ação importante na profissão de jornalista. A escolhida da vez foi a professora Kátia Patrocínio, dando continuidade a uma ideia já desenvolvida pelo projeto, onde as crianças conhecem profissionais de diferentes áreas. “É um prazer poder recebê-los na UNI7. Foi uma manhã bastante produtiva, de muita interação, onde os alunos puderam trabalhar tudo que foi visto em sala de aula até aqui”, define Kátia.

Universitários e crianças do MetAMORfose trabalham para compor o jornal do Serviluz (Foto: Deisa Rocha)

Além de Victor Hugo, o projeto atende a cerca de 150 crianças das áreas do Grande Serviluz, desde 2012. Por não ter ponto fixo, as atividades desenvolvidas lá acontecem na praia, ou até mesmo em praças e ruas espalhadas pelo bairro. Trabalhos socioeducativas, aulas de esportes, reforço escolar, estudos bíblicos, palestras, brincadeiras e acompanhamento familiar são algumas das atividades desenvolvidas pelo MetAMORfose. “A intenção é criar nas crianças uma ideia de socialização, dando protagonismo a elas. O projeto nasce justamente com a premissa de barreiras dentro da própria comunidade, gerando integração entre as crianças”, intera Anailton de Sousa Fernandes, idealizador do projeto social.

Depois de toda a manhã de produções, os alunos compuseram seus textos, que em seguida irão estampar as páginas do jornal MetAMORfose, um periódico mensal feito pelos próprios voluntários do projeto, com participação das crianças, para circular na Comunidade. “Agora nós estamos no processo de pós-produção e diagramação de todo o material produzido durante a oficina. Tudo já está ganhando forma”, completa a professora da disciplina, Kátia Patrocínio.

TEXTO: Danielber Noronha (7º semestre – Jornalismo/UNI7)
FOTOS: Deisa Rocha (3º semestre- Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , , , ,