Notícias

Seminário discute a imagem pessoal e profissional nas redes sociais

Categoria:

Uni7 Informa

0

Estudantes, professores e profissionais da Comunicação debateram acerca das redes sociais na internet e como elas podem contribuir e/ou interferir na imagem profissional no mercado de trabalho. (Foto: Matheus Coutinho)

Estudantes, professores e profissionais da Comunicação debateram acerca das redes sociais na internet e como elas podem contribuir e/ou interferir na imagem profissional no mercado de trabalho. O seminário aconteceu na manhã de sexta-feira (26) e teve como tema “Redes Sociais: um currículo virtual?”. Para falar sobre o tema, a coordenação do seminário convidou o analista de Mídias Sociais, Dennis Nunes, do Sistema Verdes Mares, e Juliana Bomfim, da Vogal Assessoria de Comunicação. O aluno Rones Maciel, da disciplina Seminários Temáticos, mediou a troca de experiências e ideias.

Os dois convidados deram início ao debate, com tom um de conversa, falando das experiências que têm no mercado de trabalho onde atuam. Dennis Nunes, que é publicitário e especialista em Gerência Executiva de Marketing pela Unifor, falou da sua atuação como analista de Mídias Sociais do Sistema Verdes Mares (SVM). Ressaltou as mudanças ocorridas no SVM depois que as mídias sociais passaram a fazer parte do conteúdo, dentro da empresa. Hoje, as mídias sociais têm grande destaque no grupo, por integrarem todas essas redes de interação e conexão de conteúdo produzido pelo Sistema, destacou Dennis.

Os profissionais Dennis Nunes e Juliana Bomfim, durante palestra sobre o uso de redes sociais. (Foto: Matheus Coutinho)

A jornalista Juliana Bomfim, uma das fundadoras da Vogal, abordou as experiências que a assessoria vem desenvolvendo com seus clientes. Por ter assessoria o ponto forte de atuação da Vogal, as redes sociais são ferramentas sempre usadas para disponibilizar conteúdos e se relacionar com o público e com os seus clientes. Juliana reforçou que as redes sociais vieram para ficar. E destacou ainda: “Pode ser um espaço de lazer, mas que tem que ser usada com moderação. Pensar que pode dizer e postar tudo, pode gerar problemas maiores no mundo off line”.

A imagem na rede social, segundo os convidados, pode estar relacionada a diversos fatores, como as páginas que são curtidas, os posts, comentários feitos e as temidas fotos. Os momentos íntimos ou aqueles que, mesmo nem tanto, ainda assim prejudicam a sua atuação de profissional, como momentos inusitados entre amigos, por exemplo, bebedeiras ou estar na praia, quando se disse que estava doente.

Nunes alertou que um perfil não planejado pode acabar com um bom currículo. “Aquilo que você posta, pode dizer mais sobre o que você deseja, do que tudo aquilo que você escreveu no papel. Ter atenção nas suas redes de amigos, páginas e demais espaços de conteúdos, pode fazer o diferencial na sua vida pública em público”, disse.

Dennis sugeriu que, se o estudante gosta de esporte e pretende atuar, por exemplo, no jornalismo esportivo, é importante postar/compartilhar/curtir conteúdos no seu perfil ou página, e isso pode contar pontos positivos para a sua posição no mercado de trabalho.

A conversa gerou ainda reflexões sobre as páginas do Suricate Seboso e de Dilma Bolada, o que abre espaço para novos debates. Para finalizar o encontro, foi exibido um vídeo sobre exposição da imagem e informações pessoais nas internet. O vídeo parece assustador, mas você verá como isso é mais real do que parece.

Assista o vídeo

 

(Rones Maciel)

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.