SEMANA ABRE: Semestre 2018.1 resumido em um dia de palestras e apresentações

• _DSC4491_1
  • _DSC4499
  • _DSC4500_1

Evento inaugural das aulas de Comunicação Social da UNI7 recepcionou tanto novos alunos como profissionais do mercado

Após um período de recesso, por conta do carnaval, as aulas de Comunicação Social do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) foram inauguradas com a Semana ABRE. O evento de abertura de semestre é responsável por apresentar o curso e trazer as novidades do novo período. Os encontros aconteceram nos turnos manhã e noite da última terça-feira, 20, no auditório do 2º andar e na sala 520.

Assim como em semestres anteriores, o coordenador do curso, Dilson Alexandre, deu as boas-vindas. Ele também apresentou o cronograma de atividades dos alunos da Comunicação e Design nos próximos meses, agora com novidades.

O coordenador do curso de Comunicação Social Dilson Alexandre recepciona alunos e professores para o novo período (Foto: Deisa Rocha)

Entre elas, o Projeto Roteiros, que neste ano irá à cidade de Guaramiranga. Não deixando de lado o caráter multimídia, a ideia é que os alunos trabalhem mais com o audiovisual na obtenção de registros do município.

Como atrativo para os novos alunos, a UNI7 no Centro foi anunciada para o dia 7 de abril. Segundo Dilson, o percurso em uma região comercial e histórica é recomendável para analisar a forma como a cidade se comunica: “É um bom exercício de observação. Como fazer comunicação para um público que a gente ainda não conhece? A lógica é essa”.

Produções acadêmicas como jornal Papiro e revista Matéria Prima também foram mencionadas. Esta última, a exemplo do Papiro no ano passado, será a próxima publicação a receber novo design editorial, pensado entre professores do Jornalismo e Design.

Integrantes da chapa “Representa”, do Diretório Acadêmico Patrícia Galvão (Foto: Deisa Rocha)

Representando o Diretório Acadêmico, membros da chapa eleita, Representa tiveram momento de fala na noite. Bruno Silva, aluno do 5º semestre de Jornalismo da UNI7, apresentou as propostas do grupo e reforçou o envolvimento de estudantes no movimento estudantil dentro do centro universitário.

PALESTRA COM GICA YABU

Finalizando o primeiro momento de encontros, Dilson chamou ao palco a publicitária catarinense Gica Yabu. Natural de Blumenau, ela buscou se conectar aos estudantes trazendo histórias de seu período como estudante de Publicidade na sua cidade e depois em São Paulo.

Em uma dessas histórias, Gica abordou o dilema “quero trabalhar, mas não tenho experiência”. De forma humorada, ela lembrou momentos em que pedia emprego mesmo sem ter experiência. Diante das negativas, procurou se envolver em produções dentro da faculdade.

A catarinense Gica Yabu contagiou os presentes com histórias sobre seu começo como publicitária (Foto: Deisa Rocha)

Atualmente ela é fundadora do Glíteres, empresa de consultoria focada em clientes e agências com o intuito de “salvar marcas chatas”. Para justificar esse propósito, Gica chamou atenção para o seguinte dado: “Guardem essa estatística: 84% das marcas podem acabar amanhã e ninguém saberia”.

A palestra foi encerrada com um vídeo de profissionais da área da Comunicação de várias partes do país e do mundo, dando conselhos para os futuros comunicadores. Para agradecer, todos os presentes se reuniram para um vídeo de retribuição.

NÚCLEOS DE COMUNICAÇÃO

Na sala 520, no 5º andar, professores e monitores apresentaram os núcleos de comunicação da UNI7. Estiveram presentes o Laboratório de Fotografia, o Núcleo de Produções Jornalísticas (NPJor), o Núcleo de Editoração e Design (Ned), o Núcleo de Pesquisa em Comunicação (NUPECOM), a TV7 e a Rádio7.

Todos os presentes falaram sobre os trabalhos realizados, as formas de seleção para novos bolsistas e projetos para este ano. As apresentações serviram com um estímulo para maior contribuição dos estudantes nos núcleos.

Reunião na sala 520 para que os alunos conhecessem os núcleos de Comunicação presentes na UNI7 (Foto: Deisa Rocha)

TEXTO: Jonathan Silva (5º Semestre – Jornalismo/UNI7)
FOTOS: Deisa Rocha (4º Semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , , , , , ,