SEMACOM: Jornalismo esportivo debate o mercado em tempo de tecnologias

Entre os temas abordados, os desafios da cobertura esportiva e as novas exigências do mercado de comunicação em Fortaleza

Com o tema “Jornalismo Esportivo: inovações dentro do radiojornalismo a partir do programa ‘Futebolês’ da Tribuna Band News”, a Semana de Comunicação 2019, do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), promoveu palestra para os alunos de Comunicação sobre Jornalismo esportivo e seus desafios. Entre os convidados, o jornalista Jussie Cunha, coordenador da plataforma “Futebolês” da Tribuna Band News, e a repórter Iara Costa, da editoria de Esporte do Grupo O Povo, estudante de Jornalismo da UNI7.

Ao tratar da realidade de mercado da cobertura esportiva, em Fortaleza, Jussie falou da importância da versatilidade do profissional de jornalismo, principalmente na cobertura esportiva. “Hoje, não existe mais ser repórter só do Ceará ou só do Fortaleza. É pegar a pauta e ir cobrir.” O jornalista falou ainda da necessidade de reinvenção por parte dos novos jornalistas e empresas. “Acho que a gente precisa se reinventar. As grandes empresas ainda não sabem onde investir e como investir, por meio de mudanças que o celular nos proporciona. Mas, entendo que a gente precisa se readequar”, apontou.

Jussie Cunha e Iara Costa durante palestra de jornalismo esportivo da Semacom 2019

Jussie também falou do sucesso que está sendo a exibição do programa “Futebolês” em formato de imagem e live, no Youtube. “A gente tem crescido muito no nosso canal do Youtube. Conseguimos alcançar 35 mil visualizações. O canal do Futebolês tem a terceira maior audiência no Ceará. Tem crescido tanto ao ponto de a audiência do canal no Youtube chegar à audiência da rádio”, contou.

Também durante a palestra, a repórter esportiva Iara Costa destacou os desafios enfrentados para se inserir no mercado de jornalismo esportivo e de como produzir para internet a ajudou a se destacar. “Acho que estou onde estou por causa da minha dedicação. É interessante que, por meio da internet, hoje, você possa fazer seu nome. Também é interessante acompanhar outros trabalhos na internet e entender o que está acontecendo no mercado. E temos de estar sempre preparados para fazer de tudo”.

Jussie Cunha e Iara Costa em momento de tira-dúvidas com os estudantes de Comunicação

Texto: Nathan Silpe (3° semestre – Jornalismo/Uni7)

Fotos: Cadu Franco (4° semestre – Jornalismo/Uni7)

Tags: , , , ,