Repórter Thiago Paiva revela os desafios da cobertura policial

A atuação profissional na cobertura de segurança pública e a prática jornalística na reportagem policial. Estes e outros temas foram debatidos pelo repórter Thiago Paiva, do jornal O Povo, na noite da terça-feira, 20, na Faculdade 7 de Setembro (Fa7). O jornalista, que é ex-aluno da instituição, falou sobre seu trabalho na área policial, como repórter da editoria Cotidiano. O bate-papo aconteceu na sala 515 e contou com a participação dos alunos das disciplinas de Jornalismo Especializado e de Técnicas de Produção Jornalística.

Thiago, que recebeu o convite para integrar a editoria de Cotidiano há oito meses, revelou os desafios da cobertura policial e das limitações com relação às fontes. “Existe dificuldade na divulgação de dados e informações oficiais além de, em algumas situações, existir um tratamento diferenciado para alguns veículos de comunicação. Procuro manter, porém, uma boa relação com os profissionais da segurança pública. É tranquila e amistosa”, pontuou.

O repórter destacou que há, na editoria, grande empenho em pautar matérias que tenham algum diferencial. “Buscamos fugir do que já é comum, na tentativa de chamar a atenção do leitor. Procuro, a partir da proposta editorial do jornal, trabalhar as pautas da melhor forma possível”, disse.

Para o estudante do curso de jornalismo do sétimo semestre, Saulo Lobo, o encontro com o jornalista ajuda os estudantes a compreenderem como é a dinâmica do trabalho jornalístico.“Podemos perceber mais de perto, como é o exercício da profissão jornalística e como os veículos de comunicação cearenses abordam este tipo de reportagem”. Já a professora de Técnicas de Produção Jornalística e doutoranda, Vânia Tajra, considera que encontros como estes, contribuem para estimular os alunos a buscarem oportunidade no mercado de trabalho. “Esses momentos são fundamentais pelo conhecimento empírico e por despertarem nos estudantes a busca por experiências profissionais”.

Ao encerrar a conversa com os estudantes, Thiago ressaltou a importância de ter levado para sala de aula um pouco de sua experiência e prática profissional que, para ele, é fundamental. Para os futuros colegas sugeriu que busquem estágios nos diferentes veículos de comunicação, para garantir uma base futura e preparação para o cotidiano jornalístico nas redações.

Thiago Paiva, repórter do núcleo de Cotidiano do jornal O Povo e ex-aluno da Fa7, em palestra sobre "jornalismo policial". (Foto: Augustiano Xavier)

Thiago Paiva, repórter do núcleo de Cotidiano do jornal O Povo e ex-aluno da Fa7, em palestra sobre “jornalismo policial”. (Foto: Augustiano Xavier)

Quem é o jornalista Thiago Paiva

Repórter do jornal O Povo, na editoria Cotidiano, e ex-aluno da Fa7. Começou no jornalismo em 2007.2, quando foi aprovado no vestibular da FIC/Estácio. Depois de um ano transferiu-se para a Fa7, onde permaneceu até o fim do curso, em julho de 2012. Ainda na faculdade, estreou no jornal O Povo, no início de 2008, como estagiário do Banco de Dados. Fez a indexação do acervo dos 80 anos do jornal.

Em 2012 estagiou na BasketWorld, revista de esporte, especializada em basquete, que fechou após quatro meses de circulação. Voltou ao O Povo em janeiro de 2010, agora para a redação, como repórter estagiário do Núcleo de Conjuntura, em Política.

Permaneceu nessa condição por dois anos, até o fim de seu contrato, encerrado em dezembro de 2011. Após convite, assumiu, em fevereiro de 2012, como repórter da editoria de Cotidiano, cobrindo pautas de segurança pública e da área policial.

Augustiano Xavier

8º semestre