Notícias

QUINTOANDAR: Experiências e discussão para além da sala de aula

Categoria:

Uni7 Informa

0

Com quatro semestres de atividades práticas, o portal cresce e amadurece com alunos e professores

Há dois anos, o Portal Quinto Andar, vem sendo a primeira oportunidade para a maioria dos alunos do Curso de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro (FA7). Criado para unir teoria e prática jornalística, o portal foi lançado oficialmente em 28 de agosto de 2013. Surgiu do amadurecimento e da necessidade de divulgação das produções acadêmicas.

Participar do portal permite experiências semelhantes ao mercado de trabalho. São realizadas reuniões periodicamente, onde são decididas as pautas e, também, onde os colaboradores têm a oportunidade de receber o feedback do editor sobre as matérias realizadas. Professores e alunos trocam conhecimentos além da sala de aula

O professor Miguel Macedo, do curso de Jornalismo da FA7, que esta à frente do projeto desde o início, destaca o pioneirismo do portal no processo da informação de uma maneira democratizada. Ressalta ainda ser um espaço para as produções de sala de aula.

Na equipe do Quinto Andar, os estudantes devem sugerir suas próprias pautas, assim como executá-las. Os ex-alunos da FA7, Soriel Leiros e Luana Severo, que participaram da primeira equipe do portal, contam que a prática dentro da faculdade foi fundamental para a formação profissional.

Hoje, o Quinto Andar já tem muita história para contar. Nesses dois anos, o portal cresceu e ganhou novas vertentes. Confira alguns depoimentos e experiências de quem fez e ainda faz parte dessa história.

renato

 

Renato Ferreira (ex aluno e monitor/editor do Quinto Andar 2015.1)

No semestre passado (2015.1), em que me formei, vi a última oportunidade de me lançar para o Quinto Andar e assim fui. De braços abertos, agarrei o portal e nele pude deixar um pouco de história, um pouco de experiência, um pouco de mim. Trabalhar com gerenciamento e edição de conteúdo acadêmico me trouxe o prazer para além da produção de reportagens.

 

anaclaraAna Clara Jovino, 6º semestre (monitora voluntária do QA)

Fazer parte da equipe do Quinto Andar é ter a oportunidade de ter como mestre Miguel Macedo, um dos professores mais brilhantes e generosos que existe. Além de ser inspirado todo dia pelos colegas, compartilhando conhecimentos e a paixão pelo jornalismo.

 

 

luanaLuana Severo (ex-aluna, da primeira equipe do QA)

Era dezembro de 2013 e o clima de Natal que pairava sobre Fortaleza chegava, também, à salinha do NPJor. Eu e o outro monitor na época, Guilherme Paiva, passamos um dia inteiro no Centro escolhendo enfeites em verde e vermelho para decorar o lugar que nos acolhia diariamente até as tantas da noite. Nossa forma, singela e despretensiosa, de agradecer pelos bons amigos e aprendizados proporcionados pelo Quinto Andar.

 

edemyEdemy Gonçalves, 4º semestre (voluntária do QA)

Débora? Não, Edemy! Por fim, ficou Demy. Ao chegar na primeira reunião, fazer as pessoas do grupo entenderem meu nome foi o que marcou logo quando entrei no quinto andar. Sou a mais nova integrante da equipe. Entrei na véspera do aniversário de dois anos. No geral, o primeiro dia foi tranquilo. Ainda não tenho muitas histórias para contar sobre a minha experiência na equipe, mas quero cultivar boas amizades e experiências que irei levar ao longo da minha vida.

 

 

sorielSoriel Leiros (ex-aluno, da primeira equipe do QA)

Quinto Andar é amor, é só lembrança boa, é sinônimo de trabalho coletivo. Um momento, entre tantos, que guardo com carinho do Portal foi o trabalho realizado durante a Semana da Comunicação 2013. Um evento executado com muito afinco e responsabilidade pelos alunos e que, certamente, rendeu ótimos conteúdos para as páginas do Quinto Andar. O Portal comemora seus dois anos porque houve quem acreditasse no seu potencial. Saudades da salinha do Npjor, onde definimos tantas pautas, discutimos diferentes assuntos; onde dividimos tristezas e alegrias. Tenho orgulho de ter feito parte da primeira equipe do QA e ver o seu crescimento dia a dia. Vida longa ao Quinto Andar.

karol

 

Karol Saldanha, 2º semestre (monitora/editora do QA)

Minha primeira reunião no Quinto Andar já me fez sentir que aquele era o lugar perfeito para meu aprendizado e crescimento dentro do mundo do jornalismo. Todos me receberam muito bem, nunca esquecerei dessa experiência.

 

 

palomaPaloma Magalhaes, 4º semestre (voluntária do QA)

O meu momento mais bacana do Quinto Andar foi a cobertura da Feira do Livro Infantil. O evento ocorreu durante quatro dias. Mas eu não consegui todas as entrevistas que eu queria no primeiro dia. Fui ao segundo dia já com medo da minha pauta cair, porque não tinha sentido divulgar um evento que daqui a pouco vai terminar. Mas aí o professor Miguel me ajudou a ver o gancho na matéria e, no fim, minha pauta nem caiu. De quebra, ganhei o livro “O sapo raspou o prato” autografado pelo autor. HAHA.

mariana

 

Mariana Amorim, 5º semestre (voluntária do QA)

O Quinto Andar é um xodó. A oportunidade de escrever sobre o que sugerimos, o que queremos, torna isso tudo ainda mais especial. E cada puxão de orelha, cada erro corrigido e cada matéria finalizada com sucesso, é um degrau para se chegar mais perto do futuro.

 

evelyn

Evelyn Barreto, 5º semestre (voluntária do QA)

O Quinto Andar é cheio de amores e lembranças, seja pra quem está entrando agora, como para quem esteve desde seu início. Eu entrei no Portal quando eu estava no 3º semestre e lembro como se fosse hoje.O professor Miguel anunciando que naquele dia seria realizado o debate dos candidatos ao Governo, ali na FA7 e logo EU estaria responsável em cobrir a candidata Eliane Novais. Gelei. Logo de cara, na primeira reunião, eu deveria fazer matéria e entrevistar uma candidata. Mas fui e foi uma experiência muito boa. Fiquei observando a candidata durante todo o debate e assim que ele terminou, corri para entrevistá-la. Em meio a risadas e ao nervosismo consegui perguntar o que queria. Sei que muitos outros dias marcantes virão e espero ansiosamente.

Mariana Amorim – 5° semestre

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.