PRODUÇÃO DE EVENTOS: Profissionais da área dão palestra e apontam mercado em ascensão
Objetivo dos debates foi mostrar para estudantes de publicidade e propaganda a necessidade de qualificar profissionais
Produtora e cerimonialista há dez anos, Fernanda Costa já participou de muitos eventos em Fortaleza, tais como Halleluya, Evangelizar Dom Bosco e no aniversário de Fortaleza, promovido pela prefeitura. Durante a palestra, ela disse que o maior problema no mercado de trabalho é a falta de profissionais qualificados. “Tem que entender um pouco de tudo, que o produtor faz tudo no evento”, lembrou Fernanda, em relação à sua carreira profissional.
A estudante do 1º semestre de publicidade, Josiane Nele considerou a palestra muito interessante. “Deu para explorar muito o meio de evento e para entender a questão do diferencial, que é o importante de uma empresa”.
Especialistas em decoração, Mariana e Robson Macdowell, donos da MacEnjoy, que já estão há três anos no mercado, também afirmaram que trabalham com vários tipos de eventos em Fortaleza. “E o mais importante”, ressaltou Marina, “é a relação de fidelização do cliente”, chamando a atenção para um detalhe: para conseguir o sucesso, é necessário bons parceiros.
“Convidei o pessoal da Mac Enjoy, que trabalha com decoração e planejamento de eventos para vir dar uma palavrinha e o pessoal aprender um pouco mais”, explicou Fernanda Saraiva, uma das organizadoras do evento e aluna de publicidade.
Outro convidado é um dos produtores do Babado Coletivo, Zé Filho. O evento já acontece há dois anos em Fortaleza. “Não se trata apenas de evento de moda, mas de arte em geral não e só roupa”, ressaltou, ao dizer que esse evento promove a cultura cearense por meio de roupas, bolsas, sapatos etc. “Para participar, tanto os produtos quanto as pessoas devem ser daqui”, insistiu Zé Filho.Organizador do evento Beer Tating e ex-professor da FA7, João Filho já participou de diferentes eventos de degustação de cervejas. Durante a palestra, João revelou detalhes do seu próximo evento, Expo Beer, que será realizado no dia 29 de maio, no buffet La Maison.
Ao comentar a palestra do ex-professor da FA7, a estudante Lanaya Diniz disse que foi muito produtiva e que os profissionais passaram um pouco das suas experiências e mostraram como funciona o meio de produção de eventos. “O dia a dia, o processo de execução; dos problemas que podem ocorrem durante um evento e como você deve estar apto a solucioná-los. De uma forma rápida e objetiva, conseguiram falar sobre o assunto e relatar um pouco do que esse meio oferece, e que o mesmo está em constante crescimento”, disse Lanaya Diniz.
O professor Leonardo Paiva lembrou que atividades como estas fazem parte do calendário universitário, em nível de trabalho da Verificação Final da disciplina merchanding e produção de eventos. Para ele, é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos para os alunos. “Nessa troca de vivência, já acabam simulando a realização do desenvolvimento de um evento, por mais que seja pequeno, por mais que seja numa sala de aula; eles trabalham com a parte de projeto, de desenvolvimento, de pesquisa e de conteúdo”, ressaltou o professor.
Daniel Costa
3º semestre
por Bia Nascimento
Matéria muito boa! Parabéns!
-