Notícias

PRODUÇÃO DE EVENTOS: Profissionais da área dão palestra e apontam mercado em ascensão

1

Objetivo dos debates foi mostrar para estudantes de publicidade e propaganda a necessidade de qualificar profissionais

Marina Macdowell fala sobre a importância da boa parceria nos negócios (Foto: Lucas Leite)

Marina Macdowell fala sobre a importância da boa parceria nos negócios (Foto: Lucas Leite)

Os especialistas nas áreas de gestão e produção de eventos, Fernanda Costa, Mariana e Robson Macdowell, Zé Filho e João Filho foram convidados para falar sobre o mercado em que atuam. Os encontros aconteceram na Faculdade 7 de Setembro (FA7), com participação e coordenação dos estudantes, sob a orientação do professor Leo nos dois turnos, manhã e noite.

Produtora e cerimonialista há dez anos, Fernanda Costa já participou de muitos eventos em Fortaleza, tais como Halleluya, Evangelizar Dom Bosco e no aniversário de Fortaleza, promovido pela prefeitura. Durante a palestra, ela disse que o maior problema no mercado de trabalho é a falta de profissionais qualificados. “Tem que entender um pouco de tudo, que o produtor faz tudo no evento”, lembrou Fernanda, em relação à sua carreira profissional.

A estudante do 1º semestre de publicidade, Josiane Nele considerou a palestra muito interessante. “Deu para explorar muito o meio de evento e para entender a questão do diferencial, que é o importante de uma empresa”.

Especialistas em decoração, Mariana e Robson Macdowell, donos da MacEnjoy, que já estão há três anos no mercado, também afirmaram que trabalham com vários tipos de eventos em Fortaleza. “E o mais importante”, ressaltou Marina, “é a relação de fidelização do cliente”, chamando a atenção para um detalhe: para conseguir o sucesso, é necessário bons parceiros.

“Convidei o pessoal da Mac Enjoy, que trabalha com decoração e planejamento de eventos para vir dar uma palavrinha e o pessoal aprender um pouco mais”, explicou Fernanda Saraiva, uma das organizadoras do evento e aluna de publicidade.

João Filho, organizador do evento Beer Tating e ex professor da FA7 (Foto: Letícia Firmiano)

João Filho, organizador do evento Beer Tating e ex professor da FA7 (Foto: Letícia Firmiano)

Outro convidado é um dos produtores do Babado Coletivo, Zé Filho. O evento já acontece há dois anos em Fortaleza. “Não se trata apenas de evento de moda, mas de arte em geral não e só roupa”, ressaltou, ao dizer que esse evento promove a cultura cearense por meio de roupas, bolsas, sapatos etc. “Para participar, tanto os produtos quanto as pessoas devem ser daqui”, insistiu Zé Filho.

Organizador do evento Beer Tating e ex-professor da FA7, João Filho já participou de diferentes eventos de degustação de cervejas. Durante a palestra, João revelou detalhes do seu próximo evento, Expo Beer, que será realizado no dia 29 de maio, no buffet La Maison.

Ao comentar a palestra do ex-professor da FA7, a estudante Lanaya Diniz disse que foi muito produtiva e que os profissionais passaram um pouco das suas experiências e mostraram como funciona o meio de produção de eventos. “O dia a dia, o processo de execução; dos problemas que podem ocorrem durante um evento e como você deve estar apto a solucioná-los. De uma forma rápida e objetiva, conseguiram falar sobre o assunto e relatar um pouco do que esse meio oferece, e que o mesmo está em constante crescimento”, disse Lanaya Diniz.

O professor Leonardo Paiva lembrou que atividades como estas fazem parte do calendário universitário, em nível de trabalho da Verificação Final da disciplina merchanding e produção de eventos. Para ele, é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos para os alunos. “Nessa troca de vivência, já acabam simulando a realização do desenvolvimento de um evento, por mais que seja pequeno, por mais que seja numa sala de aula; eles trabalham com a parte de projeto, de desenvolvimento, de pesquisa e de conteúdo”, ressaltou o professor.

Daniel Costa
3º semestre

Tags: , , , , , , , , , ,

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.