PLANEJAMENTO: Curso auxilia alunos a concluírem monografia

Com uma turma de nove alunos e total de oito aulas, professor já nota resultados positivos

Participante do curso “Como construir uma monografia?”, ofertado pelo VIVA, do Programa Universidade de Gerações, Melissa Sales, 25, está confiante em boas expectativas. A aluna, que assiste às aulas da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) como ouvinte, e irá cursar a disciplina somente no próximo semestre, já espera ter um bom avanço em sua monografia apenas com as aulas do curso. Melissa, que se sentia insegura somente com a disciplina oferecida pela faculdade, pretende utilizar seu trabalho, também, para mestrado.

Professor explica para os alunos como fazer citação de livros estrangeiros (Fotos: Iane Ervedosa)

No formato atual desde 2014, o VIVA sempre projetou ofertar o curso. Somente este ano, porém, a turma foi formada. Ministrado pelo professor Fábio Vale, também professor de Metodologia Científica de Pós-graduação da FA7, é focado em alunos que não conseguiram compreender – com as cadeiras da Metodologia Científica e TCC I -, como se constrói um projeto, uma monografia ou outro trabalho de conclusão de curso.

“Funciona no sentido de resgatar ou compreender algo que, às vezes, na disciplina de TCC ou Metodologia, não foi completo e o aluno não entende. Muitas vezes a gente não consegue captar algo na aula, mas consegue num curso como este”, explica Fábio.

Existem diferenças entre a construção de uma monografia, de uma dissertação e de uma tese. Fábio Vale salienta bem as características de cada uma delas, explicando que monografia é para graduação e especialização, dissertação é para mestrado, e, a tese, para doutorado. Além disso, ressalta os objetivos de cada uma: “a monografia é um trabalho cujo objetivo é o estudante desenvolver uma ideia baseada em teorias de outros autores. Na dissertação, o aluno escreve sobre uma ideia, que pode não ser nova, mas que ele deseja defender e, na tese, o aluno escreve sobre uma ideia nova, podendo até utilizar teorias já existentes, mas sob um ângulo diferente”.

A estudante de Direito, Katarina Belmino, decidiu participar do curso por ter dificuldade em estruturar sua monografia. Acredita que o diferencial do curso em relação à disciplina de TCC está na qualidade de orientação demostrada pelo professor. Para ela, o curso deveria sem mais valorizado e todos que pretendem ter projetos de melhor qualidade deveriam participar. “Espero que a faculdade dê ênfase a este curso, que possa demostrar sua real importância e agradecer ao professor Fábio por seu desempenho, dedicação e atenção a cada aluno presente”, finaliza.

Iane Ervedosa
6º semestre