PAUTA: Demitri Túlio divide experiências com estudantes

Um dos repórteres mais premiados do Brasil, o profissional falou sobre construção, hipótese e certeza no fazer jornalístico

O repórter especial e cronista do jornal O Povo,Demitri Túlio, enfatizou a importância da percepção de um jornalista para o desenvolvimento de uma pauta. Em sua palestra, “Como nasce uma pauta”, o repórter expôs seu posicionamento em relação à função social do jornalista e à apuração de informações, nesta segunda-feira, 29, para os alunos de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7).

Demitri Túlio deu exemplos de elaboração da pauta jornalística para os alunos da FA7 ( Foto: Renata Gauche)

Para Demitri, uma boa pauta nasce a partir de uma hipótese, nunca de uma certeza. O que pode ser considerado como “certeza” se materializa após a apuração das informações, ao ouvir todos os lados de um fato. Além disso, constatou que um bom jornalista busca nas situações cotidianas formas de melhorar a conjuntura social.

Por conta de sua larga experiência jornalística, Demitri utilizou sua vivência na editoria de reportagem especial para exemplificar a investigação jornalística de forma mais aprofundada. A pauta, geralmente, inicia “quente”, se estabiliza e tem uma queda. É nessa decaída que atuam os repórteres especiais, investigando os desdobramentos dos casos.

“Acho muito bacana quando a faculdade traz pra sala de aula a experiência de pessoas que estão no mercado de trabalho. Então, é muito legal ouvir sobre a experiência e o trabalho do Demitri, conhecendo os detalhes que só quem participou da uma cobertura conhece”, pontuou a professora Renata Gauche, do curso de Jornalismo da FA7.

Karol Saldanha
3º semestre