Notícias

Passeio de veleiro no Mucuripe: Fortaleza vista em alto mar

Categoria:

Uni7 Informa

0

Há dez anos, “Minha Deusa” leva turistas e fortalezenses a passeio pelas águas do Mucuripe. Trajeto com pôr do sol vai até Marina Park

Texto: Kelly Hekally (professora de Comunicação Social da UNI7)

Passeio começa no Mucuripe e termina no Marina Park, com retorno ao local de partida / Fotos: Fúlvia Frota / Aluna do curso de Publicidade & Propaganda da UNI7

*Conteúdo publieditorial

O pé na areia é o primeiro passo para a chegada ao “Minha Deusa”. Após o breve percurso de jangada, os navegantes sobem à embarcação, que os levará ao “quintal” do Marina Park, um dos mais tradicionais hotéis de Fortaleza, com três décadas celebradas em 2023. O trajeto, realizado há dez anos, soma duas horas no total e apresenta a Capital em uma perspectiva pouco vista, sobretudo por quem mora por aqui.

Mariana Rosas e o marido, Eric Costa, ambos de 39 anos, romperam o estigma e levaram o filho Lorenzo, 3, para o passeio. Foi a primeira vez da família no tour. “Tomamos conhecimento pelas redes sociais. Apesar de Fortaleza ter muito potencial, acho que passeios assim ainda são subutilizados aqui”, opina Costa. Na tarde em que a publicitária e o advogado reservaram à rota, no último dia 24 de maio, o mar cuidou até que um peixe realizasse uma “acrobacia”.

Para ver o pôr do sol e curtir mais um rolê em sua viagem pela Cidade, a piauiense Amanda Medeiros, 32, resolveu embarcar no Minha Deusa. A técnica de enfermagem, embora esteja hospedada na Praia do Futuro, optou por viver também a Praia de Iracema. “Estou unindo o útil ao agradável e gostando muito da hospedagem”. No percurso de Amanda atenção máxima ao passeio.

Banho acontece com colete salva-vidas, oferecido pela tripulação

BANHO EM ALTO MAR
Para guiar a tripulação, João Sebastião da Paz, 70, prefere utilizar um linguajar bem cearense, apesar de sua naturalidade maranhense. “Moro há 48 anos aqui. Comecei a trabalhar no barco há sete anos, porque, depois de aposentado, ficar em casa acaba sendo um peso”. As explicações do “cearense de coração”, como diz, aos tripulantes vão do uso dos coletes ao tempo de banho no mar, que acontece no fim do primeiro trecho, no mar “acostado” no Marina Park.

Suas falas lembram o saudoso “Seu Lunga”, figura da cultura popular cearense. “Eu tento levar tudo na brincadeira. Uma mulher, por exemplo, me perguntou como faz para não se molhar. Eu respondi que era só ela não pular na água. Tem gente que não gosta, não entende, mas eu vou levando assim”, sorri ao contar.

Um total de 15 minutos dá conta do pulo, do mergulho e do nado. A idade não tem lei: entram crianças, adolescentes, adultos e idosos. Quem opta por ficar no “Minha Deusa” aproveita o momento para tirar fotos e apreciar a paisagem, como as embarcações do entorno e o Mara Hope, símbolo do litoral fortalezense. Passado o tempo é momento de pedir que os banhistas “atraquem”, para que o barco siga seu trajeto de retorno.

A volta pode ser mais agitada que a ida: vai depender dos ânimos do mar e do vento. Com o pôr do sol já à vista, o ambiente vai variar para os espectadores. Uns vão escolher se deleitar com o fim daquelas águas e outros com reflexões sobre a vida. Há ainda aqueles que irão se concentrar em olhar a orla de Fortaleza por outro ângulo. Ao chegar ao destino, o desembarque repete as etapas do embarque, mas quem desce do “Minha Deusa” agradece por ter atracado e por mais uma beleza que as águas alencarinas proporcionaram.

SERVIÇO
Passeio no Veleiro Minha Deusa
Onde:
avenida Beira Mar, 4343 – Meireles
Quando: todos os dias, com a embarcação saindo às 16h e voltando às 18h (é necessário chegar com alguns minutos de antecedência)
*Valor, reservas e mais informações: @veleirominhadeusa

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.