PANDEMIA: Com funcionamento regido Areninha do São Bento continua ativa

Em março de 2020, a Covid-19 começou a assolar o planeta. A doença causou mudanças na rotina do ser humano, e com o funcionamento das Areninhas não foi diferente

Areninha do Alto Alegre durante o período da manhã (Foto: Guilherme de Andrade)

A Areninha do Alto Alegre, ou São Bento, foi inaugurada em 6 de março de 2020, pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Uma semana após a entrega do equipamento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Aos poucos, as atividades começam a ser retomadas.

Cientes da demanda que a Areninha teria após o término das obras, a Associação dos Moradores do Bairro São Bento se antecipou para montar uma tabela de horários do campo. Vandeneudo Barbosa Félix, membro da associação, revela que a Secretaria do Esporte os orientou a dar prioridade às atividades que já existiam no antigo campo.

Os moradores responsáveis pela gestão do equipamento fizeram, além disso, reuniões a fim de manter algo democrático e que beneficiasse a todos. Nos encontros foi ponderado a questão do aumento da procura pela reserva do novo campo, para que já tivessem tudo organizado na inauguração. “Quando a Areninha foi inaugurada já tínhamos os horários elaborados e ainda com uma fila de espera para os casos de desistência”, disse.

Atletas de escolinhas treinando com o uso de máscaras (Foto: Arquivo da Associação dos Moradores)

Também como consequência da pandemia da Covid-19, o horário máximo da reserva da Areninha do São Bento sofreu alteração. Agora, o equipamento pode ser utilizado apenas até às 20 horas. Com a mudança, ficou ainda mais difícil de não deixar nenhuma equipe de fora das atividades. Para driblar a falta de vagas disponíveis os membros da associação propuseram um “rodízio para ninguém deixar de participar”, disse.
Com a flexibilização divulgada pelo Governo do Estado, aos poucos algumas atividades estão sendo liberadas. “Atualmente o decreto permitiu a volta de escolinhas esportivas para treinos individuais. É proibido coletivo, jogos ou rachas. Iniciaremos a terceira semana nesse modelo”, explicou Vandeneudo.

Treino de escolinhas no período da tarde na Areninha do Alto Alegre (Foto: Arquivo da Associação dos Moradores)

Serviço Areninha do Alto Alegre Endereço: R. 7, 70 – São Bento, Fortaleza – CE Horário de Funcionamento: até às 20 horas Contato para reserva de horários: (85) 98784-8885 – Vandeneudo Barbosa Félix

Texto: Guilherme de Andrade Feitosa (3° semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: ,