NOVOSEIXOS: Comunicação como estratégia e transformação das corporações

Profissionais discutem em mesa redonda sobre a tendência e contribuição de jornalistas, publicitários e designers no mercado organizacional

O mercado de trabalho para os profissionais de comunicação tem mostrado novos eixos. Há 15 anos, jornalistas atuavam em sua maioria nos tradicionais veículos de comunicação e assessorias, já os publicitários e designers, em agências. Hoje, a realidade é um pouco diferente. Empresas têm voltado cada vez mais o olhar para a contratação de jornalistas, publicitários e designers.

Profissionais falam da importância de jornalistas, publicitários e designers no mercado organizacional (Fotos: Rafael Cunha)

Esse novo olhar foi discutido durante a Semana de Comunicação e Design da Faculdade 7 de Setembro (FA7), em especial, com a realização da mesa Comunicação Corporativa que trouxe três nomes do mercado organizacional: Juliana Lôbo da empresa Solar Coca-Cola, Mara Fernandes, da Unimed Fortaleza e Tiago Timbó, da M. Dias Branco. Eles falaram sobre a atuação dos profissionais de jornalismo, publicidade e design, além da área de comunicação interna nas empresas.

O evento, que aconteceu quinta-feira, 6, no Teatro Nila Gomes Soarez na FA7, foi aberto ao público, com a participação de estudantes, profissionais do ramo e convidados para discutir sobre esse crescente mercado. A participação de universitários foi fundamental. Para Brena Gomes, estudante de jornalismo, ter profissionais renomados trouxe uma discussão contributiva. ‘‘Pude perceber, diante do que foi dito pelos convidados, que é um segmento crescente e a tendência é ter cada vez mais jornalistas dentro de empresas. Fiquei ainda mais convicta que é a área que quero seguir’’, revela.

Assim como a estudante Brena, profissionais de comunicação prestigiaram a mesa e aproveitaram o momento para trocar ideias e se conhecerem, como é caso da publicitária Nathalia Melo. ‘‘Foi um momento rico e de muito aprendizado. Aproveitei para conhecer novas pessoas do ramo e me atualizar sobre as práticas deste mercado’’.

Para os profissionais que compuseram a mesa, o sentimento é o mesmo quando se fala da importância de ser debatido na faculdade essa temática. ‘‘Foi prazeroso participar desse evento e compartilhar um pouco da minha experiência, além de falar sobre esse mercado nas organizações’’, salienta Tiago Timbó. Juliana Lobo também compartilha o sentimento apaixonante de enveredar nesse ramo, ‘‘poder estar aqui e ver o brilho nos olhos dos alunos foi gratificante, espero ter contribuído e ajudado de alguma forma’’. Para Mara Fernandes não é diferente, ‘‘entender os novos eixos que a comunicação se encontra é poder se renovar no mercado e essa formação complementar retrata bem isso, um mercado que está cada vez mais crescendo’’, finaliza.

Athila Nepomuceno
5º semestre