NOVOS PROJETOS: FA7 firma acordo de cooperação com a Unilab

A parceria visa a agregar valor trazendo novas experiências para docentes e alunos das duas instituições

Os diretores das instituições celebram o acordo (Foto: Sarah Veloso)

O diretor geral da Faculdade 7 de Setembro (FA7), Dr. Ednilton Soares, e a reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(Unilab), Drª Nilma Gomes, assinaram acordo de cooperação que visa a promover o intercâmbio de projetos entre as instituições. No ato, a presença dos coordenadores dos cursos e diretores das instituições. O acordo, assinado na última sexta-feira, 3, na FA7, terá como primeiro passo a troca de experiências com o projeto audiolivro.

Na oportunidade foram destacadas por ambas as partes o desejo que a troca de experiências contribua com o crescimento das duas instituições. Para a reitora Nilma, é de extrema importância que a Unilab firme parcerias com instituições sérias e comprometidas com a educação como a FA7. Já o Dr Ednilton, contou um pouco da história de 79 anos de fundação da Educadora 7 de Setembro, e se mostrou interessado na política de redescoberta da cultura de países africanos de língua portuguesa e do Timor Leste, promovida pela instituição federal.

“A importância desse acordo de cooperação que assinamos é de estabelecer uma parceria e a aproximação dessas duas instituições e de construir no futuro uma agenda de mobilidade entre estudantes e docentes,” destacou a reitora, entusiasmada com a possibilidade do acordo ter maiores desdobramentos.

Dr. Ednilton e a reitora Nilma no momento em que o acordo foi assinado (Sarah Veloso)

Com acordo assinado o vice-diretor acadêmico da FA7, professor Aldemir Jucá, levou a comitiva – composta pela pró-reitora de Arte e Cultura, Ana Lúcia Silva Souza, pelo pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Rubio, pela docente Paula Marciana de Oliveira, uma das responsáveis pelo acordo e pela reitora Nilma -, para conhecer as instalações da faculdade. Os convidados se mostraram muito bem impressionados pela estrutura e, em especial, com os estúdios de rádio, TV e fotografia. O professor Aldemir falou também sobre o sistema de reserva de equipamento, que permite a todos os cursos da instituição desfrutar da estrutura.

Sobre o audiolivro a professora Paula de Olivera destacou: “É fundamental, necessário e importante. As pessoas não têm noção de acessibilidade e esse projeto traz essa noção”. Ao término da visita, o vice-diretor acadêmico da FA7, Aldemir Jucá, se comprometeu a também visitar, em breve, o campus da Unilab, em Redenção, a 63 km de Fortaleza.

A reitora Nilma viu alguns dos registros fotográficos que contam a história da Educadora 7 de Setembro (Foto: Sarah Veloso)

A Unilab
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária. Tem como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.
Conheça a Unilab.

O audiolivro
Projeto sociocultural educativo, sem fins lucrativos, que tem como propósito a socialização de saberes culturais através da leitura dramática de textos literários e jornalísticos. Desenvolvido pela professora Ana Paula Rabelo, o audiolivro é um projeto desenvolvido para crianças, jovens e adultos deficientes visuais ou com baixa visão, bem como para crianças de instituições educativas.

Felipe Gomes
3° semestre