NOVO MOMENTO: UNI7 INVESTE NA CARREIRA EMPREENDEDORA DOS ALUNOS E EGRESSOS

Texto, Uni7 Informa

Através do Programa “Empreendendo na Real”, o Centro Universitário 7 de Setembro promove palestras e oficinas para a comunidade acabêmica e enfatiza temas aliados à trabalhabilidade

Recorde da série histórica iniciada em 2012, a taxa de desemprego no Brasil no primeiro trimestre de 2021 atingiu 14,7%. Os dados, divulgados pelo IBGE, apontam um recorde no desemprego no país. No quarto trimestre de 2020, a taxa atingiu o índice de 13,9%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuos ( PNad Contínua).

Segundo dados do IBGE, a força de trabalho, que soma pessoas em busca de trabalho, atinge principalmente jovens e adolescentes a partir de 14 anos de idade. No primeiro trimestre de 2021, eles somaram 100,5 milhões de pessoas.

A Pesquisa da Empregabilidade do Brasil, divulgada pelo Semesp, uma entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, aponta que pelo menos 29,5% das pessoas que concluíram graduação há cerca de três anos, ainda não conseguiram o primeiro emprego. 8.8% dos alunos formados há mais tempo, ainda não entraram no mercado de trabalho.

O quadro se reflete com preocupação na área de educação. No Brasil existem hoje 2.608 Instituições de Ensino Superior (IES), de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desse total, 2.306 são privadas e 302 são públicas. Os dados fazem parte do Censo de Educação Superior de 2019, divulgados pelo Ministério da Educação.

Diante do exposto se faz necessário destacar a necessidade de estimular programas inovadores para contornar os problemas na crise trabalho/empregabilidade. No Centro Universitário 7 de Setembro, uma das medidas adotadas para enfrentar a crise, foi a implementação do programa “Empreendendo na Real”.

Iniciado em fevereiro de 2021, o programa tem por objetivo fomentar a cultura e carreira empreendedora de alunos e egressos da Instituição, por meio de cases empreendedores e ferramentas para auxiliar o processo empreendedor. Pensado inicialmente como um produto para a disciplina de Empreendedorismo e Inovação, na Pós Graduação, o “Empreendendo na Real”, acabou se tornando um programa institucional, com duas edições semestrais.

Em sua segunda edição do semestre 2021.1, o “Empreendendo na Real” recebeu o aluno egresso Gustavo Peter, CEO da UP Business Game. Graduado em Administração pela UNI7, com Pós-Graduação em Logística pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Gustavo conversou com alunos e egressos da UNI7 sobre o CANVAS, uma das principais ferramentas para a criação de modelo de negócios.  A ferramenta que se popularizou entre os jovens empreendedores é útil para analisar e organizar os elementos do seu negócio e entender quando eles não funcionam bem.

Para a coordenadora do UNI7 Carreiras, professora da disciplina de Empreendedorismo e Inovação e implementadora do programa, Rose Nunes, a ideia é desenvolver a cultura empreendedora dos alunos e egressos da instituição: “ faz parte do programa de acompanhamento do egresso UNI7,  fortalecer o relacionamento, acompanhar e auxiliar o desenvolvimento das suas carreiras e trazê-los de volta, para contribuírem com o desenvolvimento do curso, dos alunos e da instituição”, enfatizou Rose Nunes..

Em fevereiro de 2021, na primeira edição do programa, o convidado palestrante foi  Leonardo Deana, fundador da InHouse Market, uma startup de minimercados em condomínios, baseado no modelo Honest Market. “Após o sucesso desse primeiro momento, percebemos que esse programa seria importante para auxiliar o setor de carreiras no desenvolvimento do empreendedorismo da UNI7”, disse Rose Nunes.

Para o semestre 2021.2, cotações de novos nomes já estão em avaliação. “Estamos pensando em convidar um egresso do curso de Arquitetura e um aluno do curso de Administração, que já estejam empreendendo”, informou Rose.

O Programa “Empreendendo na Real”, durante o período pandêmico, vem sendo desenvolvido através de LIVES, pela Plataforma Microsoft TEAMS, adotada como modelo síncrono para aulas presenciais e EAD. Após o momento pandêmico, o programa deve ser realizado de forma presencial.

Tags: ,