Nova edição da Matéria Prima movimenta Sala de Notícias

Os alunos das disciplinas de Planejamento e Edição de Revistas, Planejamento Gráfico em Jornalismo e Fotojornalismo se reuniram, neste sábado (11/05), para o fechamento da Revista Matéria Prima. O laboratório 52 transformou-se na Sala de Notícias, que chegou a sua 4ª edição.

O deadline começou às 8 horas e se estendeu até o meio-dia. Nesse intervalo, muita movimentação, discussão de ideias e trabalho. Ao final, todas as páginas da revista ficaram prontas, deixando a próxima etapa reservada ao fechamento.

A edição 2013.1 da Matéria Prima está de cara nova, com projeto gráfico e tamanho reformulados. O professor Tarcísio Bezerra justifica. “A gente pensou numa mudança para aumentar o número de exemplares e deixar o material com mais cara de revista”, explica.

Além das mudanças na revista, o coordenador do curso de jornalismo da FA7, Dilson Alexandre, celebra o momento da Sala de Notícias. Segundo ele, a experiência possibilita aos alunos irem além da teoria e viverem na prática o que acontece numa redação de jornal. “Não se faz jornalismo sozinho. E quando a gente junta alunos de turmas diferentes, consegue simular o que eles vão viver no mercado”, acrescenta.

O estudante Brenno Rebouças pensa de forma semelhante. Ele afirma conseguir enxergar no processo de fechamento da Matéria Prima uma redação profissional. “Aqui não estão alunos e professores. Estão redatores, editores e diagramadores”, diz.

Para o professor Miguel Macedo, de Planejamento e Edição de Revistas, o fazer jornalístico e a experimentação foram “os fundamentos inspiradores de mais uma edição e prática da redação para os estudantes. A integração entre os estudantes, repórteres e diagramadores, sob a coordenação dos professores, marca a experiência da sala de redação, a cada semestre”.

O resultado de todo esse trabalho poderá ser conferido no 2º semestre de 2013. As revistas serão distribuídas na FA7.

(Brenno Rebouças)

Tags: , , , , , ,