Notícias

MÓRMON: Aspectos de uma religião e os diferentes modos e cultura

Categoria:

Uni7 Informa

0

Uma crença presente no mundo todo, mas com costumes e modos desconhecidos pela sociedade. Rompendo a barreira da intolerância, se consegue compreender a lógica de vida do membro dessa religião

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está presente em quase todo o Brasil, nas pequenas e grandes cidades. Seus membros são denominados Mórmons e entre eles existem os missionários que são homens e mulheres, já adultos, que prestam voluntariamente o trabalho de acolher e recrutar novos adeptos para a religião. O missionário Elder Moraes, da igreja do bairro Sapiranga, em Fortaleza, esclarece diferentes pontos sobre os modos e cultura.

Segundo Elder Moraes, em comparação com outras religiões cristãs, ‘’os Mórmons consideram estas outras igrejas boas, pois também pregam a palavra de Deus’’ e não possuem qualquer preconceito em relação a elas. Mas, existem diferenças que eles fazem questão de ressaltar, como é o caso do batismo que, para a religião Mórmon, só pode ser feito e validado por Deus, se o corpo do batizado estiver totalmente submerso por água. Os batismos são realizados todos os domingos em um tanque que fica localizado dentro da igreja, onde ocorre uma cerimônia. Para os Mórmons, a presença física da igreja é de extrema importância, pois é dentro dela que ocorre todo o preparo para a salvação divina, no contexto desta religião.

Elder Moraes na sala do tanque, onde é realizado o batismo todo domingo

O primeiro membro de religião surgiu no século XIX: Joseph Smith. Segundo a religião Mórmon, por volta do ano 1830, Smith, que tinha dúvidas de qual religião seguir, acabou não encontrando respostas em nenhuma. Um dia, a divindade Deus e seu filho, Jesus, apareceram para Smith, lhe dando as respostas para a vida. Neste sentido, Joseph Smith é considerado o primeiro presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e começou a reunir seguidores lhes mostrando a ‘’verdade”.

Os Mórmons seguem a bíblia, como outras religiões, mas para eles só a bíblia não basta. Segundo Moraes, os ensinamentos estão incompletos. Para isso, eles completam os ensinamentos do evangelho, por meio da obra cujo o título é Livro de Mórmon, material este que foi escrito por profetas ao longo do tempo. O último a registrar suas escrituras no livro foi o profeta Mórmon que carrega o nome da obra e também o nome dos seguidores da religião.

Sobre o uso das redes sociais pelos membros da igreja não existe restrição. Mas para os missionários, que são os que acolhem novos seguidores e divulgam a religião, esses não utilizam qualquer tipo de rede social, mesmo estando em pleno século XXI, onde todos estão conectados. O motivo pelo qual os missionários não utilizam qualquer meio moderno de comunicação é que eles trazem tentação e essa tentação tiraria o foco de suas missões.

Somente pelo presidente da igreja no Ceará, o norte americano, Nixon, se pode ter ideia de como esse movimento vem crescendo pelo mundo, mesmo sendo pouco conhecido. Onde um homem abre mão de sua vida, em sua terra natal, para comandar e tentar expandir uma fé em outro local do mundo. Segundo Nixon, todos são bem-vindos na religião, independentemente se sua crença for outra.

Casal Nixon: eles são responsáveis pelo estabelecimento da igreja no Estado do Ceará atualmente

O Mórmon seja ele missionário ou não, usa o diálogo com sua principal ferramenta para aderir novos participantes para esta crença. Com rápidas palavras, ele tentará lhe fazer um membro de sua igreja, por isso, esse complexo religioso tende a crescer sempre e somar mais fiéis ao redor do planeta.

Serviço:

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Unidade Sapiranga

Av. Conselheiro Gomes de Freitas, 3400 – Lagoa Sapiranga (Coité), Fortaleza – CE

Telefone: (85) 99149-1858 – Missionário Elder Moraes

Texto e fotos: Enzio José (2º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.