MATÉRIA PRIMA: 15 anos da Comunicação comemorados como temática da revista

Em ambiente de uma redação, estudantes da UNI7 se encontram na Sala de Notícias para colocar em prática o que foi ensinado no semestre

Uma trajetória que teve início em 2004 e que vem transformando a realidade de novos profissionais na área do jornalismo. É assim que a revista Matéria Prima 2019.2 encarou o desafio de pautar a publicação que marca os 15 anos dos cursos de Comunicação do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Na manhã deste sábado, 19, alunos das disciplinas Jornalismo Especializado I e Design Editorial, sob a orientação dos professores Ana Márcia Diógenes e Diego Henrique, respectivamente, vivenciaram a Sala de Notícias, no laboratório 52 da UNI7. A edição da revista laboratorial do curso de Jornalismo faz parte da temática e das comemorações referentes à programação de aniversário dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Os alunos de Jornalismo Especializado I tiveram a opção de produzir até duas matérias por pessoa

Para Ana Márcia, esta edição é extremamente especial, pois enfatiza os 15 anos dos cursos de Comunicação Social da UNI7. As pautas são abrangentes porque abordam desde os produtos desenvolvidos pelos alunos, como o uso das redes sociais e das novas tecnologias no jornalismo, às vivências de ex-alunos e professores do curso de Jornalismo.

Henrique ressalta que conforme vão testando, experimentando, as coisas vão entrando no lugar e funcionam. Já professor Miguel Macedo, que participa da edição da revista, a Sala de Notícias é o momento perfeito para acompanhar o dia a dia dos estudantes, tanto do ponto de vista de imagem como texto.

Além de conseguir sentir a “pressão” e “correria” para fechar uma edição, os alunos conseguem, também, aprender novas técnicas para usar o InDesing, Photoshop, entre outros programas de edição. E têm a oportunidade de observar os erros e acertos na hora da edição da foto para uma matéria.

Com a presença dos professores, os alunos discutem a divisão de matérias e a escolha das melhores fotos

Enquanto Ana Márcia e Miguel faziam adaptações nos textos, o professor Diego Henrique supervisionava o design das páginas. A atividade contou com a colaboração de ex-monitores do Núcleo de Design Editorial (NED).

Anderson Souza, aluno do 5º semestre, participa pela terceira vez da Sala de Notícias. Ele reconhece que é um momento interessante porque é a possibilidade de colocar em prática o que se visto em sala de aula. “É uma experiência de redação que, futuramente, o fechamento de uma edição em tempo real, será algo que vamos passar no mercado de trabalho”, conclui.

Texto: Lara Silveira (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Marcelo Arruda (7º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , ,