Lançamento do jornal-mural “Bem, Curta!”

Turma de Projeto Experimental em Jornalismo Impresso 2012.2 (Foto: Tatiana Fortes)

O jornal-mural “Bem, Curta!”, produto da disciplina Projeto Experimental em Jornalismo Impresso foi lançado oficialmente na noite da última terça-feira (18), no pátio do 5º andar da FA7.

Em ocasião do lançamento, os alunos participantes organizaram um pequeno coquetel que contou tanto com a presença da professora da disciplina, Vânia Tajra, quanto de outros professores de Comunicação Social e dos coordenadores Dilson Alexandre (Jornalismo) e Juliana Lotif (Publicidade e Propaganda).

Segundo a estudante Tatiana Fortes, que participou da elaboração do jornal-mural, a ideia era de reunir quatro temas para serem divididos em equipes de 8/9 integrantes. Os temas escolhidos foram: Reciclagem; Farmácia viva; Terapias alternativas e Descriminalização e uso medicinal da Maconha. Durante o início do semestre, os alunos foram instruídos e orientados pela profa. Vânia Tajra na elaboração do produto final.

Para o projeto gráfico do jornal-mural foi convidada a aluna Ana Ximenes, que não está cursando a disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo Impresso, mas que não hesitou em cooperar com os colegas. Feito o projeto gráfico, a diagramação ficou por conta de um integrante de cada equipe.

Profa. Vânia Tajra (Foto: Tatiana Fortes)

Elrica Mara, que também participou na elaboração do jornal mural, comenta que ficou bastante surpresa com o caráter prático da disciplina, tendo em vista que as três avaliações (VP1, VP2 e VF) têm como finalidade a elaboração de produtos. Ela destaca, também, que a disciplina está sendo bastante gratificante e fundamental para sua maior afinidade com o curso. “Eu pude sentir que esse é o real espírito de jornalista. Se dedicar, buscar e cumprir um prazo. Pude ver que é isso que eu realmente quero.”

A profa. Vânia Tajra analisa que, em primeiro momento, o jornal-mural serviu para integrar os alunos, fazer com que eles comecem escrevendo devagar e, a partir daí, seguir para uma prática de jornalismo mais aprofundado.

Tags: , , ,