JORNALISMO NA WEB: Alunos analisam uso de sete características em portais

Texto, Uni7 Informa

Estudantes escreveram artigos científicos sobre publicações online usando como referência o livro Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença, abordado durante o semestre

O espaço crescente da internet representa para o jornalismo uma possibilidade de múltiplos formatos. Exige, ao mesmo tempo, técnicas cada vez mais estratégicas de como conquistar a atenção, com qualidade, em meio a tantas publicações. Para compreender se, e como, essas estratégias estão sendo realmente executadas por portais na Web, os alunos da disciplina Webjornalismo aceitaram o desafio de se aprofundar no tema e escrever artigos científicos, a partir do livro Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença, organizado por João Canavilhas (2014).

Desde o início do semestre 2021.1 eles escolheram um portal informativo ou de uma revista para analisar, a partir de cada uma das sete características, com o foco dos autores: Hipertextualidade (João Canavilhas), Multimedialidade (Ramón Salaverría), Interatividade (Alejandro Rost), Memória (Marcos Palacios), Instantaneidade (Paul Bradshaw), Personalização (Mirko Lorebz) e Ubiquidade (John V. Pavlik).

Os alunos estudaram – em sala de aula virtual e em casa – as especificidades que caracterizam o jornalismo desenvolvido na Web e o fazem diferente de outros meios. A partir desta premissa, foram escritos os seguintes artigos, sob orientação da professora da disciplina, Ana Márcia Diógenes:

Análise do portal da revista Carta Capital a partir das sete características do Webjornalismo, por Ana Luiza Marques da Silva;

Análise do portal de notícias R7 de acordo com as sete características do Webjornalismo, por Cadu Franco;

Análise webjornalística da Revista Cult, por Francisco César Rodrigues Melo Filho;

Análise das características do Webjornalismo no portal da revista Trivela, por Guilherme de Andrade Feitosa;

Análise das características do Webjornalismo no portal de notícias O Povo online, por Isabela Queiroz Santos Silva Rodrigues;

Análise das características do Webjornalismo no portal da revista Time, por Lucas Monteiro Sobreira Morais;

Olha a Elle: uma análise da Elle View, primeiro produto inteiramente digital da gigante do jornalismo de moda, por Maria Luiza Artese Teles de Santana;

Análise do site Vogue Magazine com base nas sete características do Webjornalismo, por Mariana Freitas Sousa;

Análise da Revista Galileu no contexto do Webjornalismo, por Paulo André de Alencar Sales;

Características do Webjornalismo: análise da revista online Fórum, por Thainá Duete Leite,

Superinteressante: análise do portal a partir de como transmite as notícias, por Vitor Breno Lima Siqueira;

Para quem tem quase todos os parafusos: uma análise do webjornalismo na revista Piauí, por Vitoria Rodrigues Oliveira.

Tags: ,