JORNALISMO EM PRÁTICA: Estudantes fazem visita técnica a rádios comunitárias

Alunos da disciplina Comunicação Comunitária da FA7 conhecem a realidade das rádios dos bairros João XXIII e Edson Queiroz

O locutor da João XXII, Edson Oliveira mantém contato direto com a comunidade (Foto: Lylla Lima)

As rádios comunitárias FM João XXIII e Dendê Sol receberam estudantes da Faculdade 7 de Setembro (FA7) em uma visita técnica. Os graduandos puderam conhecer e acompanhar o trabalho da produção e locução de programas, além de entrevistar alguns profissionais das emissoras. A ida dos alunos faz parte do programa de estudos da disciplina Comunicação Comunitária, do professor Ismar Capistrano.

Os encontros aconteceram nas manhãs do sábado, 23, no bairro João XXIII, e na sexta, 29, no Edson Queiroz. A FM João XXIII funciona numa casa não muito grande, mas com equipamentos suficientes para uma boa transmissão na frequência 87,9, dentro dos limites permitidos pela lei. Já Rádio Dendê do Sol funciona num quarto estreito, no segundo piso de um pequeno sobrado, transmitindo em sistema de alto-falantes e pela internet.

Para a estudante Lylla Lima a experiência extra-sala contribuiu para entender como a rádio comunitária se organiza, já que, segundo ela, esse segmento sofre com a falta de investimentos. Ela também comentou que a visita esclareceu como se dá a relação dos ouvintes com as rádios e a influência delas na formação do cidadão de sua região.

O professor Ismar Capistrano explica que o objetivo das visitas é levar, para a formação dos futuros jornalistas, a vivência destas experiências com comunicação comunitária, que colaboram para democratizar os meios e para garantir a expressão destas localidades. “Devemos ter o compromisso cidadão, a democratização da comunicação e a pluralidade de vozes que os meios comunitários podem promove”, afirmou.

Estélio Carvalho Neto
5° Semestre