Notícias

INTERCOM: Alunos da FA7 são premiados no congresso NE 2016

Categoria:

Uni7 Informa

0

O trabalho dos estudantes de Publicidade é uma capa de CD em homenagem ao cantor Cazuza. Eles irão para a fase nacional

Alunos da FA7 marcam presença no Intercom Nordeste 2016 na UNIFAVIP | DeVry em Caruaru, Pernambuco (Foto: Bianca Teles)

Alunos da FA7 marcam presença no Intercom Nordeste 2016 na UNIFAVIP | DeVry em Caruaru, Pernambuco (Foto: Bianca Teles)

Os alunos Diogo Ricardo e Fernando Procópio, do curso de Publicidade e Propaganda, da Faculdade 7 de Setembro (FA7) venceram a etapa Nordeste do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) que aconteceu entre os dias 7 a 9 de julho, na UNIFAVIP | DeVry, em Caruaru, Pernambuco. Juntamente com os ganhadores das cinco regiões do País, eles estarão em São Paulo, em setembro, para a Intercom nacional.

O tema “Comunicação e Educação: Caminhos Integrados para um Mundo em Movimento” possibilitou debates e novas perspectivas para os estudantes de comunicação nordestinos. Mais de 2.000 pessoas se inscreveram no evento. A edição contou com diversos artigos e produções acadêmicas, além de minicursos, oficinas e mesas temáticas com propostas de discussão.

Para o professor Tarcísio Bezerra, a participação em congressos é fundamental para a carreira acadêmica, profissional e pessoal. “A experiência que você adquire ao pegar um trabalho seu e apresentá-lo e, com isso, ter a oportunidade de mostrar para outras pessoas e ao mesmo tempo conhecer novas formas de trabalho é enorme. Além do mais, toda a questão da viagem, você ir para outro estado traz muito amadurecimento”, diz.

FA7 na Intercom

A FA7 participou da Intercom com estudantes que foram pela primeira vez ao evento e também com a apresentação de trabalhos de alunos veteranos na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

Breno Andrade, do 5º semestre de Publicidade e Propaganda diz que o momento foi emocionante. “Sinto-me orgulhoso em ter feito parte disso tudo e de poder representar minha faculdade em um lugar tão longe e ao mesmo tempo tão perto. Propiciou grande crescimento”, afirma.

Os trabalhos apresentados foram dos alunos de Publicidade. Na categoria Anúncio Impresso, do aluno Sávio Gomes, 5º semestre, “Uma homenagem a quem sempre contribuiu com a história do Rádio”; em Embalagem, de Diogo Ricardo, 5º semestre, “CD Duplo Cazuza: Exagerado e Ideologia”; em Jingle, de Karina Lopes, 6º semestre, “No centro da cidade tudo pode se encontrar” e em Mídia por outros Meios, de Larissa Nobre, recém-formada, “Somos Todas as Cores”.

A aluna do 5º semestre de Publicidade e Propaganda, Laiany Alves, diz que a emoção que a Intercom fornece aos congressistas é muito forte e que a FA7 deve estimular os acadêmicos. “Só sabe o que é participar de um congresso de grande porte quem vai. É maravilhoso. Você conhece pessoas da comunicação de outros estados que têm visões diferentes daqui. Às vezes, você acha que é bom, mas de repente se vê cercado de pessoas melhores ainda. Isso não é ruim, é estimulador. A FA7 deve incentivar seus alunos a participarem de eventos assim”, afirma.

A premiação contou com o apoio do professor mediador da disciplina de origem do produto disciplinar de Diogo e Fernando (Foto: Tarcísio Bezerra)

A premiação contou com o apoio do professor mediador da disciplina de origem do produto disciplinar de Diogo e Fernando (Foto: Tarcísio Bezerra)

Premiação

O encerramento da Intercom aconteceu no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, no SENAC de Caruaru. A solenidade contou com apresentação de quadrilha junina, depoimentos dos coordenadores do evento e premiação dos vencedores da Expocom.

A FA7 levou o prêmio com o trabalho do Diogo Ricardo e Fernando Procópio: “CD Duplo Cazuza: Exagerado e Ideologia”. Diogo explica que o trabalho foi produzido em parceria com Fernando na disciplina de “Produção Gráfica”, do curso de Publicidade, com mediação do professor Tarcísio, para a prova de Verificação Final (VF) do semestre. A proposta era a elaboração de uma embalagem de CD ou DVD com mais de um disco, podendo ser série, filme, cantor ou banda.

A dupla decidiu produzir a embalagem de um disco de um grande ídolo para eles: Cazuza. “O professor deixou em aberto os temas que quiséssemos trabalhar. Nós queríamos algo mais artístico e que pudesse nos inspirar ao mesmo tempo”, afirma Fernando.

A ideia de competir com o produto na Expocom partiu do professor, ao avaliar o trabalho disciplinar. “A gente não estava esperando essa proposta dele. Não fomos para as orientações que ele fez com a turma toda. O professor Tarcísio ficou surpreso que a nossa VF estivesse daquele jeito”, diz Diogo.

Sobre a participação na Intercom, Fernando afirma que o congresso é essencial.”Não apenas em networking, mas para sua vida acadêmica. Estamos muito focados no mercado e também precisamos dar atenção à iniciação científica”, comenta.

A próxima etapa para a dupla é a fase nacional, em São Paulo, onde irão representar seu produto e a instituição. A preocupação no que diz respeito à inscrição, passagens e hospedagem só aumenta. Fernando, porém, não se sente nervoso. “Em São Paulo a publicidade é referência. É um Behance ao vivo. A ansiedade não é pelo prêmio. Estou satisfeito com o Regional. Mas, acho que vou conseguir muito mais na viagem e aproveitar o congresso”.

Diogo também não está nervoso com o Nacional. Para ele, o Congresso serve como bagagem cultural. “Estamos vendo trabalhos de outras pessoas, outras visões de outras regiões do País. Tudo isso servirá de referência para nossos trabalhos e para nossas vidas profissionais”, conclui.

Fase Nacional

Os vencedores da etapa Regional das cinco regiões do País irão se encontrar na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 5 a 9 de setembro deste ano, para a realização da Intercom Nacional. Para quem não apresentou nas fases regionais, com exceção da Expocom, as produções podem ser submetidas em Divisões Temáticas, para pesquisas de pós-graduação e pela Intercom Jr., com artigos de graduandos.

As inscrições seguem até dia 8 de agosto e a submissão de trabalhos até dia 15 de julho. Para se inscrever, clique aqui.

Os estudantes de Publicidade Diogo Ricardo e Fernando Procópio levam o prêmio pela Embalagem “CD Duplo Cazuza: Exagerado e Ideologia” (Foto: Jari Vieira)

Os estudantes de Publicidade Diogo Ricardo e Fernando Procópio levam o prêmio pela Embalagem “CD Duplo Cazuza: Exagerado e Ideologia” (Foto: Jari Vieira)

Intercom Nordeste 2017

A próxima Intercom Nordeste acontecerá no Centro Universitário Estácio do Ceará, em Fortaleza. O encontro será coordenado pelo professor Jari Vieira, da FA7.

Para Breno Árleth, aluno de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri, a Intercom 2017 promete ser ainda melhor que a deste ano. “A Intercom em Fortaleza será fundamental para o fortalecimento da pesquisa em comunicação no Estado, voltada para o reconhecimento e valorização das singularidades regionais. Temos de considerar que existem, na capital e no interior, inúmeras possibilidades de estudos a serem realizados nessa área e em outros setores sociais”, afirma.

Sobre a Intercom

A Intercom acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, mais de 3 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento são debatidas temáticas de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior.

Para tirar dúvidas sobre a Intercom e outros congressos de comunicação, procure o Diretório Acadêmico dos cursos de comunicação da FA7.

Paloma Magalhães
5º Semestre

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.