INSTITUTO INTERVALO: Alunos da FA7 realizam trabalho de comunicação com ONG

Estudantes de Publicidade e Propaganda desenvolveram projeto social para trabalhar conteúdos aprendidos em sala de aula

Alunos do Instituto participam do espetáculo Universo Casuo (Foto: Paloma Magalhães)

Beneficiar uma instituição de caridade. Foi com esta proposta que alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade 7 de Setembro (FA7) participaram de projeto social. O trabalho consiste em apresentar melhor comunicação para uma Organização Não Governamental (ONG). O Instituto Intervalo selecionou a ONG, onde os estudantes avaliaram e organizaram uma nova proposta para o Instituto divulgar as suas ideais.

Gerado a partir de um jornal escolar, o Instituto Intervalo tem como objetivo dar às crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social, uma nova perspectiva de vida, por meio da dança, teatro, música e circo. Para Alencar Lage, fundador do Instituto, a oportunidade é essencial na vida desses jovens. “Por intermédio do nosso trabalho, proporcionamos que essas crianças desenvolvam a autoestima por meio do mundo mágico das artes”, comenta.

De acordo com o Mapa da Violência 2015, elaborado pela Faculdade Latino- Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ceará é o terceiro estado do Brasil onde mais morreram jovens por arma de fogo na última década. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, metade desses homicídios está relacionada ao tráfico de drogas.

Alencar acredita que apenas o amor é capaz de realizar mudanças estruturais no País. “Vivemos em uma sociedade violenta, que constrói muros invisíveis. O grande segredo, portanto, é você amar”, afirma.

Entre os principais projetos desenvolvidos pelo Instituto Intervalo, estão o Museu Siará em Miniatura; Sistema Econômico Solidário e Circo Social, Respeitável Vida. Por meio do circo, a ONG faz a resocialização de jovens dando apoio também para a família. “Nosso objetivo é que a criança e o adolescente saiam de uma vida de vulnerabilidade e reconheça nos materiais circenses ferramentas para levar uma vida mais leve, longe da violência”, esclarece o fundador.

Crianças do Instituto Intervalo ansiosos pelo início do picadeiro (Foto: Karine Coelho)

Desta maneira, os alunos da FA7 trabalharam a comunicação da instituição de forma a conseguir visibilidade ao Instituto. Com a integração das disciplinas “Comunicação Integrada e Branding” e “Comunicação e Relações Públicas”, os estudantes de Publicidade trabalharam na identificação do local, na comunicação visual e no material de divulgação e publicidade. Além disso, conseguiram patrocínios e colaborações.

Para Leonardo Macedo, professor de ambas as disciplinas, o momento é motivador. “Estamos proporcionando para os estudantes a prática do que a gente estudou durante todo o semestre. O produto não vai ficar fechado em uma prova, ele é muito mais do que isso”, afirma o professor. Karine Coelho, coordenadora do Instituto Intervalo, aprova o resultado dos trabalhos e afirma que o apoio foi importante. “Eles reconheceram que tínhamos dificuldades, inclusive financeiras, mas se disponibilizaram a nos ajudar e também a conhecer o nosso espaço”.

Aluna que participou do projeto, Carolina Santos acredita que a ação é engrandecedora. “É mais válido sair dos conceitos da faculdade e ir pra realidade. Criar coisas para instituições de verdade, ajudar pessoas”, acredita. Juliana Martins, também uma dos estudantes do projeto, considera a ação envolvente. “Todos nós ficamos sensibilizados com as crianças. Principalmente porque as condições em que atuam são precárias e eles não trabalhavam bem a comunicação”, diz.

Karine afirma que o momento é fundamental para a construção de novos olhares sobre diferentes classes sociais. “Esse momento é bastante importante. Não apenas para a gente, mas, sobretudo, para a vida acadêmica, profissional e, principalmente, pessoal dos alunos da FA7”, revela a coordenadora.

CIRCO UNIVERSO CASUO

Pimenta Eventos, produtora que organizou a vinda do Circo Universo Casuo, que tem a mesma plataforma do Cirque Du Soleil, doou quatro ingressos do espetáculo para três crianças do Instituto e um orientador. Os alunos foram selecionados por hierarquia de notas na escola em que estão matriculados.

Olhares admirados, diversão e muita emoção foi o resultado que o espetáculo gerou nas crianças. Jéssica Santos, 15, faz teatro e é a palhaça do Intervalo. Ela revela que aprendeu muito com o Circo Casuo. “A gente sonha de olhos abertos. Aqui viramos outras pessoas”, diz, encantada.

Cláudio Barbosa, 14, faz malabares e conta ter ficado enfeitiçado. “É impressionante ver pessoas que fazem a mesma ciosa que você, mas de um jeito bem melhor”, observa. A mais nova do trio, Lara Pereira, 10, se divertiu sobremaneira e também quer ser palhaça. “É tudo muito alegria”, resume, entusiasmada.

Os três comentam que desejam seguir carreira. “É muito emocionante. Dá vontade de chorar, de rir”, esclarece Jéssica.

ATUAÇÃO DO INSTITUTO

O Instituto Intervalo é uma dentre as mais de vinte instituições de caridade localizadas no CEU (Centro Espiritual Uirapuru). O nome “Intervalo” surgiu no intuito de ser um contra turno da escola regular onde os alunos estão matriculados.

Os responsáveis pela ONG afirmam que os apoios governamentais são escassos e também há falta de voluntários e padrinhos para as crianças e adolescentes. Os voluntários desenvolvem atividades com os jovens, fazem doações de alimentos, roupas. Os padrinhos fazem o acompanhamento de um ou mais jovens, onde irão preservar para que essa criança continue estudando e que possam realizar outros cursos profissionalizantes e, também, chegar a uma faculdade.

Instituto Intervalo

Endereço: Av. Alberto Craveiro, 2222 – Bairro Castelão, Fortaleza, Ceará.
Contatos: (85) 9.9925-9233 ou (85) 9.8622-2804

Paloma Magalhães