INCLUSÃO: Projeto leva esporte e esperança para crianças carentes

Em comunidade do bairro Papicu, iniciativa de um professor oferece aulas gratuitas de tênis com estrutura e materiais necessários para prática do desporto

Rafael Nadal, Roger Federer e Novac Djokovic. Nomes famosos do tênis mundial. Não tão famosos assim para as crianças do Projeto Tênis Cidadão. Uma iniciativa de Emerson Lucas dos Santos, que visa a levar este esporte, considerado elitista, para crianças carentes de uma comunidade do bairro Papicu, em Fortaleza.

“O tênis era praticado por quem tinha um poder aquisitivo maior em locais mais fechados e restritos. Então, é provável que você não encontre uma quadra de tênis fácil, pelo menos aqui em Fortaleza”, disse o coordenador do projeto, Lucas. E foi em um desses locais restritos que o professor conheceu o tênis, quando ainda era uma criança.

As crianças têm aulas segundas, quartas e sextas-sextas no contraturno do colégio

De origem humilde, Lucas era boleiro em um clube de Fortaleza, ou seja, o responsável por buscar as bolas que iam para longe no meio do jogo. Se apaixonou pelo esporte. Como estava dentro do clube constantemente, começou a praticar tênis. Com muito treino, passou a jogar profissionalmente. Chegou a viajar para participar de campeonatos pela região.

Lucas foi chamado para ser professor de tênis na Fundação Raimundo Fagner, em Orós, no interior do Ceará. Após dois anos, voltou para Fortaleza decidido a fazer o mesmo na capital: ensinar tênis para crianças de baixa renda.

Lucas colocou o projeto no papel e foi chamado pela Federação Cearense de Tênis (FCT) para pôr em prática. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006), Lucas e a FCT apresentaram o projeto à Secretaria de Esportes e a ideia foi aprovada. Começou então o Tênis Cidadão, no bairro Papicu.

“Já estou pensando, quando terminar (o projeto), o que eu vou fazer”, disse Edvaldo Costa, padeiro e pai de Gustavo, de 9 anos. Costa se mostrou feliz com a evolução do garoto desde que ele começou a praticar o esporte, tanto na saúde quanto no colégio e no comportamento do filho. Gustavo é um dos poucos da turma que conhece aqueles tenistas citados no início da matéria. “Me apaixonei muito pelo esporte. Quero ser profissional para ajudar meu pai e minha mãe”, falou.

Não são todos que querem se tornar tenistas profissionais, mas as crianças acreditam que o esporte e a educação podem mudar o futuro delas. “O tênis é melhor para a gente não ficar na rua como o pessoal que não quis nada da vida. Tem gente que jogava aqui e quis sair para o outro mundo”, disse Sofia de 9 anos. Este “mundo” a que ela se refere é o das drogas e da violência, uma realidade comum para as crianças que vivem na região do Papicu.

O material é todo cedido pelo projeto, incluindo farda, raquetes e bolas

“O tênis é uma ferramenta, não é o principal. O essencial desse projeto é educar e dar uma opção para esses alunos. É mostrar que eles podem ir mais longe”, afirmou Lucas. O projeto Tênis Cidadão é uma iniciativa que busca dar uma perspectiva de futuro para quem não tem. Hoje, o projeto beneficia 60 crianças que, graças à educação e ao esporte, podem sonhar com uma vida melhor.

“O projeto chegou bem na hora. O Nathan melhorou bastante”. Assim resumiu Pedrina, mãe do Nathan, 8 anos, aluno do Tênis Cidadão. Ela disse que o menino era uma criança superansiosa e que, depois do projeto, ficou mais ativo. “Se tiver um incentivo, com certeza, ele vai querer continuar. Se fosse para bancar uma aula de tênis, a gente não teria condições. Com esse projeto, o futuro dele pode mudar”.

SERVIÇO:

Tênis Cidadão

Local: sede da Academia Cearense de Tênis – Rua Raimundo Oliveira Filho, 333, bairro Papicu, Fortaleza

Tel: (85) 99903.1584 (Lucas dos Santos)

Instagram: @fctprogramaseprojetos

Texto e fotos: Flávia Gouveia (4º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , ,