HQ: Experiências no cotidiano para o mundo dos quadrinhos

Estudante da FA7, Deleon Hippolyto revela sua paixão por quadrinhos e como faz para conciliá-la com a vida acadêmica

Deleon, humorado, faz alusão ao imortal herói da Marvel, Wolverine (Fotos: Sarah Veloso)

Primeiro, ele passou pelo curso de Geografia, da Universidade Federal do Ceará. Depois, fez Psicologia na Universidade de Fortaleza. Mas, foi somente no curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7) que Deleon Hippolyto uniu seu interesse pelos quadrinhos ao que ele acreditava ser o curso que gostaria de fazer. Acreditava.

Após três semestres no Jornalismo, Deleon decidiu que este ainda não seria o caminho a seguir. Resolveu, então, mudar para o que, acredita, poderá aproximá-lo ainda mais do que gosta de fazer: transferiu-se para o curso de Publicidade.

O universo das histórias em quadrinhos entra na vida do menino Deleon, aos 12 anos, quando acompanhava os desenhos animados, que já passavam pela adaptação de quadrinhos para TV. “Sempre procurava reproduzir o que via no papel. Pegava um caderno e desenhava”, lembra.

Em 2012, ele mesmo se perguntou por que não se aprofundar mais nos quadrinhos. Foi quando soube que o edital da seleção da oficina de quadrinhos da Universidade Federal do Ceará (UFC) seria lançado para turma de alunos em 2013. Apesar de ter participado da seleção e não ter conseguido ser aprovado, Deleon decidiu que passaria a se dedicar mais ao desenho, para tentar no ano seguinte, 2014. Fez inscrição, passou pela segunda seleção e logo conseguiu ser aprovado para a nova turma formada.

Imagem de Amostra do You Tube

Ao concluir o curso e com interesse em compartilhar suas tiras em quadrinhos, o estudante decidiu criar a própria página no Facebook, onde é conhecido como ‘’Stu’’, nome que passou a assinar. Elas são compartilhadas na página e retratam a vida das pessoas e alguns acontecimentos do cotidiano. A ideia é que as pessoas se identifiquem e possam compartilhar nas redes sociais. Deleon também desenha tirinhas para o site Tapioca Mecânica, de onde recebeu convite para produzir semanalmente.

O quadrinista chegou a produzir tiras para o jornal Papiro, da FA7 (Fotos: Sarah Veloso)

As tiras são sempre relacionadas ao cotidiano. Tanto que ele já fez de alguns amigos, personagens. Mas, há temas que prefere não incluir como, por exemplo, o religioso. “A sua liberdade termina quando a do outro começa. Durante muito tempo, no Brasil, as piadas eram voltadas, preconceituosamente, ao gay, à mulher e ao negro. Este é o tipo de piada boba”, ressalta. Para Deleon, cabe muito ao artista ter bom senso. “Não adianta você fazer a piada e soltar. Há de se pensar duas vezes”.

No âmbito acadêmico chegou a produzir tiras para o jornal Papiro, do curso de Jornalismo da FA7, quando a responsável era a professora Edma Góis. A partir deste ano, Deleon passa a integrar  a equipe do portal Quinto Andar. A ideia é de que ele possa produzir uma tirinha ou charge semanalmente. “Espero que as pessoas vejam, comentem critiquem. Mas sou otimista e espero que as produções tenham  recepção bacana”, finaliza.

Novo membro Quinto Andar

Deleon Stu passa a integrar a equipe como quadrinista. Todas as sextas-feiras, um de seus trabalhos será publicado na fanpage do Facebook, no Twitter e no Instagram do Quinto Andar.

Ivan Lucas
4º semestre