Hobby ou job? Escrever sobre moda é trabalho ou diversão?

Os alunos da disciplina de Planejamento e Produção de Eventos do curso de Publicidade e Propaganda da Fa7 promoveram na última sexta-feira, 7, um evento com muita criatividade: ‘Hobby ou job’. A roda de conversa foi sobre blogs de moda e trouxe convidadas que além de escreverem sobre o que gostam, ganham dinheiro com isso. O evento teve a presença de Karlla Queiroz (Doces Curvas), Jullie Miranda (Mundices & Modices), Elen Medeiros (Nuwem), Marina Benevides (Backstage Pessoal) e Natasha Brígido (Cintura Fina).

A maioria das blogueiras presentes começou a escrever sobre moda como um hobby e seguiram para o lado comercial depois que seus blogs passaram a ser mais visitados. Somente a dona do blog Cintura Fina, Natasha Brígido, que deixou a profissão de psicóloga para escrever seu blog. “Sempre lia e não tinha coragem de postar. Tenho o blog há um ano e já começou de forma comercial”, explica.

Karlla Queiroz, do blog Doces Curvas, explica que começou a escrever, porque se sentia sozinha e “não tinha roupas” que dessem nela. A blogueira, que já chegou a pesar 120 kg antes de fazer uma cirurgia bariátrica, afirma que já sofreu preconceito por ser gordinha.

Montar um blog requer muito trabalho: da produção de texto até as fotos que serão usadas, tudo precisa ser bem elaborado. Jullie Miranda explica que faz parcerias com fotógrafos para mostrar material de qualidade no seu blog, o Mundices & Modices. Elen, do Blog Nuwen, afirma: “tem que estar muito atento e estar atualizada o tempo inteiro”.

Sobre a profissão de blogueiras, elas deixam claro que o reconhecimento do trabalho é a melhor parte. “Quando alguém entra no blog e gosta do seu trabalho, esse carinho é muito bom”, destacou Jullie.

Alunos no comando

O ‘Hobby ou Job?’ foi resultado da disciplina de planejamento e produção de eventos, ministrada pelo prof. Leonardo Macedo. É a segunda vez que a disciplina é ofertada na grade da Fa7, ainda como optativa. A disciplina passou por algumas mudanças desde que foi ofertada pela primeira vez. Agora os alunos ficam responsáveis por produzir um evento ao final do semestre, “Acho importante essa dinâmica de aprender na prática”, ressalta Leonardo.

A disciplina é dividia em três partes: teórica, seminários com convidados e por último planejar e produzir um evento dentro da faculdade. As turmas receberam ao longo do semestre visita de profissionais de eventos de diversas áreas e setores, entre eles profissionais de agências, cerimonial e produtores de eventos religiosos.  “Isso fez com que eles vissem que o profissional de eventos está inserido em diversas atividades, trabalhando não só com produção”. Para Leonardo, essa foi uma oportunidade para que os alunos vejam outras formas de se inserirem no mercado.  “Um evento independente do tamanho que seja ele vai seguir um planejamento, desde um aniversário ao um evento internacional”.

Os alunos das duas turmas, manhã e noite, produziram ao todo quatro eventos. Eles participaram de todas as etapas de produção: pré-evento, evento e pós-evento e ao final de tudo, também produzem um relatório de avaliação sobre o evento que ficou responsável. Os eventos produzidos pelas turmas foram o Cine Fa7 especial, onde eles trouxeram convidados para falar sobre cinema, o segundo foi o Literalmente Falando, sobre literatura e o terceiro, Hobby ou Job, sobre moda.

Leonardo ressalta que essa experiência é interessante, porque eles conseguem mensurar o que dá certo ou não. Além disso, “conseguimos movimentar diversos setores da faculdade, com equipamentos, agência, TV, e isso movimenta o curso. É fantástico”.

O último evento será realizado nesta quinta-feira, 13.6, no intervalo da noite. Aguardem que vem surpresa por aí!

(Diana Valentina)

Tags: , , ,