HISTÓRIA EM REVISTA: O prazer de viver em vilas com histórias de afetividades

Publicação experimental da disciplina Técnicas de Produção Jornalística revela histórias de personagens que residem nestes espaços em Fortaleza

Vila São José, é lugar tranquilo e agradável de morar, segundo Liduína Brandão

Vila São José, é lugar tranquilo e agradável de morar, segundo Liduína Brandão (Foto: Luciana Silva)

Sinônimo de tranquilidade e calmaria, as vilas de Fortaleza resistem arduamente aos apelos e aos interesses de poderosos, com muita união e solidariedade. O preconceito e a especulação imobiliária vêm trazendo inúmeros questionamentos acerca das pessoas que fogem do crescimento verticalizado e criam raízes nas mais diversas vilas da capital. Como exemplo, a Vila Vicentina, que por sua localização privilegiada vem sendo alvo de disputa.

Com isso, a edição experimental da publicação História em Revista traz inúmeros relatos, em entrevistas pingue-pongue, de personagens que residem nas vilas de Fortaleza. Os estudantes buscaram trazer as mais diversas histórias acerca de moradores que contaram a relação com o local onde moram. Os entrevistados revelaram que os principais pontos que os fazem morar até hoje em vilas são segurança, tranquilidade e o prazer de conhecer cada um de seus vizinhos criando assim um laço afetuoso.

A publicação foi a atividade de encerramento do semestre 2016.2, da disciplina Técnicas de Produção Jornalística, com orientação do professor Miguel Macedo. O projeto gráfico e edição de arte é do aluno Léo Costa da Silva, do curso de Jornalismo, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Lya Alves Cardoso
3º semestre