GANDHI: Estudantes de jornalismo da UNI7 são premiados e levam estatueta

Matéria Prima recebe o prêmio de melhor trabalho em mídia impressa. A premiação aconteceu após o Fórum Comunicação e Pós Verdade, com participação da professora Vania Tajra, do curso de Jornalismo

Iara, Bianca, Marcela, Eli, professor Miguel, Jonathan e Bruno comemoram com a estatueta do Prêmio Gandhi, pela edição da Matéria Prima

A revista Matéria Prima, 2018.1, produto do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) foi o trabalho vencedor do Prêmio Gandhi de Comunicação, na categoria Estudante Mídia Impressa. A solenidade foi realizada, nesta quarta-feira, 5, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O Prêmio Gandhi é uma criação da Agência da Boa Notícia (ABN), com o objetivo de estimular a cultura de paz, por meio da comunicação.

A programação teve início com as boas-vindas do professor Souto Paulino, presidente da ABN. Em seguida, a jornalista Angela Marinho, diretora da Agência moderou o Fórum Comunicação e Pós Verdade, com a participação das jornalistas Letícia Alves, do jornal O Povo, e Vania Tajra, também professora da UNI7.

Ao anúncio da vencedora na categoria Mídia Impressa, os estudantes Bianca Khethulen, Bruno Silva, Eli Naftali, Iara Castro, Jonathan Silva e Marcela Benevides subiram ao palco para receber o Prêmio Gandhi 2018, representando os outros oito colegas que também escreveram as reportagens da Matéria Prima.

A temática da Matéria Prima, número 18, foi pensada no reconhecimento de pessoas que trabalham e querem o bem de Fortaleza, pelo que elas são e pelo que fazem, e não estão, necessariamente, sob o foco da mídia.

A publicação, coordenada pelo professor Miguel Macedo, ganhou novo projeto gráfico desenvolvido pelo professor Humberto Araújo, do Núcleo de Design Editorial (Ned). São 64 páginas, com 14 reportagens que revelam personagens da cidade que, de alguma maneira, tentam empoderar o cearense, para que ele se aproprie da cidade por meio de atitudes que estão ao seu alcance – ou não!

Os alunos da disciplina Jornalismo Impresso I buscaram ressaltar o trabalho de profissionais que, de forma harmônica, valorizam a essência do ser humano e do lugar onde vivem.

No palco, os vencedores nas categorias profissional e estudante

O Prêmio Gandhi de Comunicação chega à décima primeira edição e premia os melhores trabalhos voltados para cultura de paz. Este ano, foram inscritos 110 trabalhos, sendo 85 inscrições para categorias profissionais e 25 para categorias estudantes.

Relação completa do Prêmio Gandhi de Comunicação 2018:

Profissional Jornalismo Impresso: Melquíades Júnior, com a reportagem Doadores do Tempo, pelo Diário do Nordeste

Profissional Telejornalismo: Rita Brito, com a reportagem Um lugar onde se constrói a paz, pela Nosdestv, recentemente fechada

Profissional Radiojornalismo: Fátima Abreu, com a reportagem O direito de ser mulher?, pela Rádio FM Assembleia

Profissional Fotojornalismo: Fábio Lima, com o trabalho intitulado Ceará Pacífico, para O POVO Online

Produtor de Conteúdo Online: Victor Igor Amaral Cavalcante, com o trabalho A Riqueza das Favelas, pelo O POVO Online

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Gabriela Custódio, com o trabalho – Adaptado para Vestir: produto multimídia sobre a inclusão de pessoas com deficiência na moda, pela Universidade Federal do Ceará

Mídia Eletrônica: Calebe Rodrigues da Silva, com o trabalho Além do Papelão, pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Jurados presentes à premiação: professor Miguel Macedo (UNI7), presidente da Agência da Boa Notícia, jornalista Souto Paulino; professora Ana Márcia Diógenes (UNI7); diretora da Agência, Angela Marinho; professor Valente Junior (Estácio) e Salomão de Castro (Associação Cearense de Imprensa (ACI)

Revista Matéria Prima ganhou o Prêmio Gandhi

Alunos da disciplina de Jornalismo Especializado I, do Curso de Jornalismo da UNI7, escreveram sobre histórias de pessoas que fazem a diferença na cidade. A coordenação e edição da revista são do professor Miguel Macedo.

Segundo a jornalista e professora Ana Márcia Diógenes, a revista revela a “experiência e sensibilidade para pautar, editar e gerir todos os passos para fazer a publicação sair do sonho para a realidade e para o portfolio dos futuros profissionais de jornalismo”, escreveu a professora no Facebook, complementando: “E o projeto gráfico do professor Humberto Araújo, que tratou a revista como se pintasse uma tela”.

Ficha Técnica da Matéria Prima 2018.1

Editor Chefe – Miguel Macedo

Projeto Gráfico – Humberto Alves de Araújo

Direção de arte – Diego Henrique, Humberto Alves de Araújo e Lima Jr