#FORUMUNILABFA7: Produção de fanzine é temática de oficina

Os alunos produziram os seus próprios e distribuíram as cópias na faculdade

Materiais à disposição e alunos produzindo fanzines (Fotos: Daniel Silva)

Incentivo à criação por meio de uma mídia alternativa de reprodução barata. Essa é uma das características do fanzine, apresentado pelo professor de Design da Faculdade 7 de Setembro (FA7) e facilitador da oficina, Diego Paiva, na oficina que aconteceu quinta-feira, 9.

De início, o professor falou sobre o conceito de fanzine e em que contextos ele pode ser utilizado. Citou o fato de que pode ser um meio de comunicação, principalmente no contexto estudantil, pois ajuda a disseminar diversas ideias de forma barata. “O fanzine é uma linguagem de contracultura. É uma comunicação que a gente não precisa dos grandes meios para conseguir comunicar o que se deseja. Muito disso é facilitado porque sua produção pode ser concretizada somente com o material que se tem em casa”, explica Diego.

Na oficina, os alunos tiveram oportunidade de montar seu próprio fanzine, abordando diferentes tipos de preconceito, visto que a oficina fez parte da programação paralela do Fórum de enfrentamento à violência contra a juventude pobre e negra e teve como temáticas assuntos que envolveram o evento. O material, o mais simples possível, contendo revistas para recorte, folhas de ofício, canetinhas e colas. Terminado, o fanzine é xerocado em preto e branco, e o que foi criado vira um meio de comunicação a ser distribuído.

Fanzines retratavam o preconceito na sociedade como linguagem de contracultura (Fotos: Daniel Silva)

A aluna do 7º semestre de Jornalismo, Iane Ervedosa, falou sobre a experiência na oficina. “Já conhecia o fanzine por uma disciplina da faculdade, mas foi um conteúdo visto bem rapidamente. Por isso, me interessei em fazer a oficina, para me aprofundar ainda mais no assunto!”, disse.

O professor ressaltou, ainda, a importância de realizar a oficina. “É legal porque os alunos aprendem novas formas de se comunicar por meio de ferramentas que eles mesmos têm à sua disposição”.

Evelyn Barreto
4º semestre